Clubes da Chave de Ouro 2007 aprovam regulamento

Quatorze dos 16 clubes inscritos para as disputas do Campeonato Paranaense da Divisão Especial 2007 se fizeram presentes na reunião do Conselho Arbitral da Chave Ouro, realizada na manhã de sábado, em Umuarama, oportunidade em que aprovaram o regulamento da competição para esta temporada, cujo início está marcado para março.

Associação Copagril/Marechal Cândido Rondon, Lândia Alimentos/Matelândia, Santa Paula Esporte Clube/Ponta Grossa, São Lucas F. Clube/Paranavaí, Associação de Futebol de Salão de Umuarama, Costa Oeste Informática/Medianeira, A.D.C. Tagliari/Campo Mourão, Clube Atlético Deportivo/Guarapuava, Ciagym Maringá, Toledo Futsal, Café Cianorte, Cascavel Futsal Clube e Clube Atlético Pato-branquense foram representadas na reunião do Conselho Arbitral da Chave Ouro. Os únicos clubes ausentes à reunião foram o Paraná Clube/Arte & Teto e o Movimento Esporte Clube/Palmas.

Por decisão dos clubes presentes à reunião do Conselho Arbitral, o regulamento do Campeonato Paranaense da Divisão Especial deste ano de 2007 será regido – praticamente – pelo mesmo regulamento do ano passado, que foi apresentado pela Federação Paranaense de Futebol de Salão e que vem sendo usado nos últimos anos, em cinco fases.

Na primeira fase, as 16 equipes jogarão entre si, em turno único. Os 12 clubes melhor colocados, pelo sistema de pontos corridos, se classificarão para a segunda fase, sendo que os dois últimos colocados cairão para a Primeira Divisão, a Chave Prata do próximo ano.

Na segunda fase, os 12 clubes classificados serão divididos em dois grupos. Nessa etapa, os clubes jogarão entre si, em turno e returno, dentro de seus grupos, pelo sistema de pontos corridos. Os oito melhores colocados – os quatro primeiros de cada grupo – passarão para a etapa seguinte, a de número três.

Na terceira fase da competição, que terá a participação de apenas oito equipes, quatro do grupo ?A? e quatro do ?B? da fase anterior, os jogos de ida e volta, pelo .

A ordem dos jogos na terceira fase será esta: o primeiro colocado do grupo ?A? enfrenta o quarto do ?B?, e o segundo do ?A? jogará contra o terceiro do ?B?, o primeiro do ?B? terá como adversário o quarto do ?A? e o segundo do ?B? enfrentará o terceiro do ?B?. Os vencedores destes jogos passarão para a quarta etapa da competição, a fase semifinal.

Na quarta etapa (semifinal), os clubes farão dois ou três jogos entre si, pelo sistema eliminatório. Os dois vencedores desta fase irão disputar a fase decisiva, numa melhor de dois jogos. Em casode empate, o regulamento determina que a decisão aconteça através de um terceiro jogo e não mais através de uma prorrogação.

Os melhores de 2006 farão oito jogos em casa

Os clubes presentes à reunião do Conselho Arbitral da Chave Ouro decidiram, por unanimidade, que as oito equipes melhor colocadas no certame anterior jogarão na primeira fase da temporada 2007 oito jogos em casa, como prêmio pelo desempenho no certame 2006.

No caso de alguma das 16 equipes inscritas para as disputas da Chave Ouro 2007 desistir, será convidada para preencher a vaga uma das melhores equipes da Chave Prata 2006, além das duas agremiações – a campeã e a vice da ?Prata? do ano passado, que estão com presença assegurada na Divisão Especial deste ano. Isto significa dizer que as equipes que disputaram a Chave Ouro 2007 e foram rebaixadas não terão direito de disputar a Divisão Especial deste ano.

No que diz respeito à data limite para a realização de transferências de atletas, ficou decidido que os clubes terão até as 18h do dia 6 de julho de 2007 para realizarem as referidas transferências.

Para a temporada 2007, os clubes decidiram que será obrigatória a participação de dois atletas da categoria juvenil nos jogos da equipe principal da Chave Ouro.

Também ficou definido que a numeração dos atletas será fixa. Ou seja, o número da camisa será o mesmo da primeira até a última rodada.

Um outro detalhe importante e que merece destaque foi a aprovação – por unanimidade – por parte dos clubes da manutenção da distância de 1,50m (um metro e meio) de isolamento para fora da quadra, em toda a extensão da linha lateral onde se encontram os bancos de reservas de ambas as equipes e nos locais de aquecimento dos atletas reservas, já a partir da primeira rodada da primeira fase da competição.

Voltar ao topo