CBF defende Atlético-MG e pede final no Independência

O presidente da CBF, José Maria Marin, saiu nesta sexta-feira em defesa do Atlético-MG, às vésperas da final da Copa Libertadores. O dirigente mandou um ofício para a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) apoiando o pedido do clube de transferir o segundo jogo da decisão, do Mineirão para o Estádio Independência, ambos em Belo Horizonte. O jogo de ida contra o Olimpia será disputado em Assunção, no Paraguai.

Na avaliação da CBF, o pedido é “legítimo e amparado pelo senso de justiça”. “A CBF não quer polemizar com a Conmebol, a entidade a qual é filiada e tem as melhores relações, mas, sim, lutar por um pleito que entende ser legítimo. Por isso, vamos exigir o direito de o Atlético disputar o segundo jogo da final na sua casa, o Estádio Independência. Essa é uma pretensão que consideramos justa e dela não nos afastaremos”, registrou Marin, em nota publicada no site da entidade.

O Atlético disputou todos os seus jogos como mandante nesta Libertadores no Independência. Mas a Conmebol vetou a final no local porque o estádio não tem a capacidade mínima de 40 mil lugares para receber um jogo deste porte. A arena pode receber somente 25 mil torcedores – o Mineirão tem capacidade para 65 mil.

A CBF argumenta que a exigência é injusta porque a Conmebol vai permitir ao Olimpia jogar no Estádio Defensores del Chaco, que comporta apenas 36.000 pessoas. “O Independência, repito, é a casa do Atlético e é no seu estádio que ele tem de disputar a final da Libertadores. Assim como o Olimpia vai jogar na sua casa, o Defensores del Chaco, que também não tem capacidade para 40 mil pessoas, o Atlético tem o direito de exercer o seu mando de campo”, justificou Marin.

Confiante em uma decisão favorável da Conmebol, o presidente da CBF disse que estará presente no primeiro jogo da final, na próxima quarta, em Assunção. “Na quarta-feira, estarei no Defensores del Chaco para torcer pelo Atlético, e estou certo de que não haverá problema algum. Pelo mesmo raciocínio, pelo cumprimento do princípio da igualdade, estarei no dia 24 de julho na casa do Atlético, no Independência”.

Voltar ao topo