Campeonato Paranaense ganha novo patrocinador

O Campeonato Paranaense 2012 terá um patrocinador master: a Chevrolet. O anúncio oficial deve acontecer hoje, durante o evento de lançamento da competição, realizado pela RPC TV, emissora que detém os direitos de imagem do Estadual.

A General Motors, empresa dona da marca Chevrolet, anunciou ontem que comprou os naming rights da competição e passa a ter o direito de ter placas, backdrops e ingressos com a marca do seu grupo, além do símbolo no pódio, no troféu entregue ao campeão e, principalmente, o nome da competição, assim como acontecerá no Campeonato Paulista e no Campeonato Goiano.

Entretanto, o patrocínio deve ficar apenas para a Federação Paranaense de Futebol. Pelo menos é o que aparenta. Isto porque nem os clubes estão sabendo da novidade. “Ninguém nos passou nada, mas se fechar mesmo será muito bom para todos”, disse o presidente do Operário, Carlos Iurk.

As competições patrocinadas pela Chevrolet devem seguir os mesmos moldes do Campeonato Gaúcho, onde a Coca-Cola divulga sua marca no nome do torneio, além de interagir com o público nos estádios – algo que a marca de refrigerante já faz com o Trio de Ferro da capital paranaense.

Outras tentativas

Esta não é a primeira vez que o Campeonato Paranaense aposta neste tipo de marketing para a competição. No final dos anos 1980 até meados dos anos 1990, o extinto banco Bamerindus – agora HSBC -chegou a patrocinar o Estadual de maneira semelhante.

Na época, o banco estampou sua marca nas bolas utilizadas nas partidas e também no troféu da competição. Além disso, o campeão levava no ano seguinte a logo do Bamerindus na manga da sua camisa, como um escudeto, da mesma maneira que atualmente os campeões brasileiros e da Copa do Brasil colocam o símbolo da CBF e os campeões estaduais utilizam a marca da federação.

Por outro lado, existem casos que não deram muito certo. Em 2005, a FPF resolveu premiar o goleiro menos vazado e o artilheiro do Estadual com R$ 5 mil, mais um casal de avestruzes. O goleiro Diego, então do Atlético, e o atacante Tiago, na época do Iraty, foram os ganhadores. O arqueiro até foi à sede da federação e retirou um certificado que lhe dava o direito de propriedade sobre as aves, mas os animais mesmo ele nunca chegou a ver.

Voltar ao topo