Brasileiros sobem no ranking da ATP

São Paulo – Como uma espécie de prêmio pelos bons resultados da Copa Davis, na Colômbia, mas sem qualquer relação direta, pois a Davis não conta pontos para o ranking, os tenistas brasileiros foram surpreendidos ontem com melhores colocações na lista de entradas da ATP.

Ricardo Mello está cada vez mais perto do objetivo de colocar-se entre os 50 primeiros do ranking. Melhorou uma posição em relação à lista da semana passada e está no 53.º lugar. Até mesmo Gustavo Kuerten – sem jogar há seis meses – foi beneficiado pela queda de outros jogadores e passou de 90 para 86 do mundo. Na sua volta aos torneios, 4 de abril em Valência, terá seu ranking de proteção em 30.º lugar. Já Flávio Saretta ganhou cinco posições e está em 130.º e André Sá ganhou uma e ocupa a 156.ª.

Fora das quadras há tanto tempo, Guga ainda continua a ser lembrado como um dos tenistas mais simpáticos do circuito e este ano voltou a concorrer como o preferido do público. Os votos dos fãs de todo mundo podem ser feitos através do site da ATP. Em 2004, ele já levou o prêmio ?Humanitário? da entidade, por suas ações no Instituto Guga Kuerten.

Entre os líderes do ranking nenhuma mudança esta semana, justamente pela ausência de grandes torneios por causa da Davis.

A lista é liderada por Roger Federer, seguido de Lleyton Hewitt, Andy Roddick, Marat Safin, Guillermo Coria, Tim Henman, Carlos Moyá, Gaston Gaudio, Andre Agassi e David Nalbandian. No feminino, Lindsay Davenport manteve o primeiro lugar, com Amelie Mauresmo em segundo e Maria Sharapova ocupando o terceiro lugar.

Derrota

Com dois jogadores entre os dez primeiros do ranking muncial (Agassi e Roddick) e mesmo jogando em casa, os Estados Unidos foram eliminados na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis. O responsável foi o croata Ivan Ljubicic, que participou dos três pontos decisivos de sua equipe e no domingo ganhou de Andy Roddick por 4/6, 6/3, 7/6 (13/11), 6/7 (9/7) e 6/2.

Depois do jogo, Ljubicic recebeu a visita de Agassi no vestiário. ?Ele (Agassi) mostrou ser mesmo um tenista diferente e mesmo depois da derrota foi me cumprimentar, dizendo que joguei de forma incrível?, contou o croata. ?Disse ainda para aproveitar o momento, pois nada é para sempre.?

Mello parte para os EUA

Campinas – O tenista Ricardo Mello terá apenas um dia de descanso depois de ajudar a equipe brasileira a se classificar para as semifinais da Grupo II do Zonal Americano da Copa Davis, com a vitória sobre a Colômbia, no último final de semana. O tenista desembarcou ontem em São Paulo e seguiu direto para Campinas, onde mora. Mas não deverá ficar quase nada com a família. Hoje ele viaja para os EUA, onde disputará os torneios de Indian Wells e Miami. ?Já estava fora de casa há vários dias e é sempre bom ter a oportunidade de descansar um pouco aqui, mesmo que seja por um dia?, disse o tenista.

Número um do Brasil desde o último dia 14 de fevereiro, Mello tem vários motivos para comemorar. No final de semana fez sua estréia como titular da Copa Davis no confronto contra a Colômbia e não decepcionou.

Voltar ao topo