Brasileiros lideram a 1.ª fase do Mundial de Tênis de Mesa

A seleção brasileira masculina manteve-se invicta e conquistou o 1.º lugar em seu grupo no 49.º Campeonato Mundial de Tênis de Mesa.
A competição acontece em Guangzhou, cidade localizada na maior potência dos mesa-tenistas, a China. Esse é o principal evento específico da modalidade do mundo e conta com a participação de mais de 100 países divididos. Cada país possui quatro mesa-tenistas na equipe masculina e mais quatro na feminina.

Ontem, no quarto dia da competição, aconteceram as últimas rodadas da disputa. E os brasileiros não perderam o ritmo. A equipe ganhou a 5.ª rodada do grupo F, na 2.ª Divisão, fechando a fase com o título invicto.

Na disputa contra a seleção mais fraca do grupo, a Bósnia-Herzegovina, n.º 50, os brasileiros ganharam de 3 jogos a 0 de Almir Divovic, Srdan Milicevic e Adnan Sehic. A primeira partida foi de Thiago Monteiro, número 86 do ranking mundial de fevereiro, contra Divovic, n.º 882. Com parciais de 11 a 4, 11 a 6 e 11 a 6, o brasileiro ganhou por 3 sets a 0, placar igual ao de Gustavo Tsuboi em Milicevic, n.º 270, e de Cazuo Matsumoto em cima de Sehic, n.º 786.

Próxima fase

Assim, a equipe masculina do Brasil classificou-se em 1.º lugar no grupo, somando 10 pontos devido às cinco vitórias e nenhuma derrota. Em 2.º lugar a Eslovênia com 9, ao somar quatro vitórias e uma derrota. Com a excelente colocação, os brasileiros estão classificados direto para as quartas-de-final, que terá como adversário o vencedor da disputa entre Argentina, n.º 40, e Coréia, n.º 38, que acontece nas oitavas-de-final.

Meninas eliminadas do Mundial

Marcos Yamada/Divulgação
Carina Murashige, n.º 510
do ranking, perdeu para mesa-tenista búlgara.

Para a seleção feminina o jogo contra a Bulgária na última rodada não teve bom resultado. As mesa-tenistas do Brasil perderam por 3 jogos a 1 ao enfrentar Tanya Asenova, Assia Kassabova e Jana Petrova. O único ponto das meninas brasileiras foi de Nonaka, que venceu Petrova.

A seleção brasileira feminina terminou a disputa da 1.ª fase de grupos em 5.º lugar na tabela do F, com seis pontos, devido a uma vitória e quatro derrotas. Com isso, o Brasil se classificou para as oitavas de final contra o Egito, mas no jogo realizado ontem perderam por 3 jogos a 2 para Reem Elshobary, Bacent Osman e Noha Yossry.

A seleção brasileira feminina é composta pelas paulistas Mariany Nonaka, 19 anos, Karin Sako, 20, Cláudia Ikeizumi, 21, e Carina Murashige, 21, e tem como técnico Lincon Yasuda. A equipe feminina estava em 41.º lugar no ranking mundial de fevereiro e pertence à 2.ª Divisão do Mundial.

Cearense, que mora na França, é o destaque

A seleção masculina tem o cearense Thiago Monteiro, 26, o amazonense Israel Barreto, 31, e os paulistas Gustavo Tsuboi, 22, e Cazuo Matsumoto, 22. O técnico é o chinês Wei Janrein, que tem o privilégio de voltar à sua terra natal ao acompanhar a equipe no campeonato. O grande destaque da Seleção Brasileira é Thiago Monteiro, número 86 no ranking mundial deste mês. O nordestino vive atualmente na França, junto de seus companheiros Tsuboi e Matsumoto, onde treinam e defendem times franceses. Desde 1999 Monteiro está fora do país para adquirir maior experiência.

O time masculino, em 28.º no ranking, também está na 2.ª Divisão do campeonato.

Voltar ao topo