Brasil terá técnico croata no polo aquático masculino

Recolocar a seleção brasileira de polo aquático masculino em uma Olimpíada. Essa é a meta de Coaracy Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). E como primeiro passo, foi anunciada nesta quarta-feira a contratação do croata Goram Sablic para comandar a modalidade, que não vai aos Jogos desde 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A pedido da própria CBDA, Sablic, que esteve no Pinheiros até dezembro, elaborou um relatório intitulado “Polo Aquático no Brasil – Presente e Futuro”. Neste documento, constatou que os atletas nacionais treinam pouco e não sabem nadar de acordo com o que a modalidade pede.

“Contratamos o técnico [Goram Sablic] porque o futebol no Brasil e o polo aquático na Croácia são quase a mesma coisa”, exagerou Coaracy, em coletiva para a assinatura de contrato com a Speedo, fornecedora de material esportivo. “Não aguento mais não levar esse esporte para a Olimpíada. É uma situação que já não cabe mais”, completou.

Campeão mundial com a Croácia em 2007 e vice da Liga Mundial no ano passado, o croata é referência no esporte. Além de trabalhar com seu país, passou por outros seis lugares, em diferentes níveis de rendimento. No Brasil, ele trabalhará como supervisor técnico da seleção masculina até 2012, podendo renovar o compromisso até a Olimpíada do Rio, quatro anos depois.

Apesar do entusiasmo, Coaracy vê um caminho complicado para o País voltar aos Jogos já em Londres 2012. “É difícil, mas estamos trabalhando. Tinha que trazer um cara de fora, com outra cabeça, para esse ciclo olímpico. Nossos atletas, no primeiro quarto, dificilmente são batidos. Já no último período, vira goleada”, explicou.

Nessa terça-feira, logo que chegou ao Brasil, o técnico foi conhecer os atletas na piscina do Botafogo, no Rio de Janeiro. Um nome para o feminino, provavelmente um treinador holandês, também está sendo estudado. A CBDA espera a confirmação até a próxima semana.

O próximo compromisso das seleções masculina e feminina é o Sul-Americano, que acontece de 20 a 25 de março, em Medellín, na Colômbia.

Voltar ao topo