Blatter faz alerta contra Liga no futebol

Londres – As ameaças dos clubes europeus mais poderosos formarem uma Liga Profissional no futuro, em detrimento da hegemonia da Fifa no futebol mundial, não só preocupam o presidente da entidade Joseph Blatter, como já fazem o dirigente dar entrevistas em tom catastrófico e repletas de alertas para que a idéia não siga em frente. “É completamente inaceitável que os clubes ricos tratem de solapar o futebol internacional mediante o controle das federações nacionais, como sugerem alguns na Inglaterra”, disse ontem ao diário londrino Financial Times.

Sem “dar nomes aos bois”, o presidente da Fifa criticou clubes “onipotentes” que têm como único e principal objetivo valorizar ao máximo seus jogadores para obter o maior lucro possível com suas transferências. “Alguns clubes acreditam piamente que seu futuro está na criação de uma Liga Profissional Européia comandada por eles mesmos, mas, sobretudo, dominada pelo dinheiro. A Europa quer adotar o conceito americano, onde o dinheiro dita as normas e a consciência social carece de importância”, advertiu.

Blatter citou até o processo de globalização como um dos culpados por essa ambição dos clubes europeus. “O processo está exercendo uma influência maligna no futebol e levando o esporte favorito do mundo à uma direção indesejável. O futebol deve seguir sendo uma diversão ao alcance de todos e não deve converter-se em um jogo de ambiciosos que crêem que seu poder financeiro lhes dá legitimidade para destruir as bases desse esporte”, finalizou.

Voltar ao topo