O duelo entre Atlético e São Paulo, que acontece nesta quarta-feira (4), às 21h45, marca um dos maiores tabus da história do futebol brasileiro. Quando as duas equipes entrarem em campo, junto com elas estará a marca de o tricolor paulista nunca ter vencido na Arena da Baixada.

Até hoje, foram 17 partidas entre os dois times no estádio, com 12 vitórias do Furacão e cinco empates, entre Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. No total, o Rubro-Negro marcou 28 gols e sofreu apenas 12. A rivalidade entre os dois clubes aumentou justamente pelo fator campo.

Em 2005, Atlético e São Paulo decidiram a final da Libertadores. O primeiro duelo seria na Arena da Baixada, mas por conta do regulamento, o estádio não foi liberado pela Conmebol e o duelo foi disputado no Beira-Rio, em Porto Alegre, terminando empatado em 1×1. Na volta, no Morumbi, o time paulista goleou por 4×0 e foi campeão. Até hoje o veto do estádio atleticano gera revolta entre os torcedores.

Mas o tabu são-paulino como visitante diante do Furacão não se reserva apenas à Arena. A última vitória do adversário em domínio atleticano aconteceu em 1982, quando ganhou por 3×1 no Couto Pereira. No total, foram 27 confrontos, com 13 vitórias atleticanas, 12 empates e apenas duas derrotas (a outra foi em 1970, 2×0 também no Couto), contando todos os estádios em que o Furacão mandou a partida.

Ou seja, se depender do histórico, o torcedor rubro-negro tem motivos de sobra para comemorar, enquanto o São Paulo entrará com o peso de ser o ‘freguês’ do Atlético.