Hora da arrancada

Com chances de G9 aumentando, Atlético precisa aproveitar momento pra desgarrar

Ribamar garante que o Atlético vai ao Mineirão pensando em vencer o Cruzeiro. Foto: Albari Rosa

Em nono lugar, com 42 pontos, o Atlético vê as suas chances de Libertadores aumentarem consideravelmente. Com as classificações do Grêmio pra final da Libertadores e do Flamengo pra semifinal da Copa Sul-Americana, a probabilidade do atual G7 do Campeonato Brasileiro virar G9 é grande.

Ou seja, neste momento, se o grupo de classificação para o torneio continental aumentar, o Furacão estaria neste bolo. Mas, para se manter nesta posição, precisa aproveitar a boa fase em termos de pontuação pra desgarrar dos adversários que estão logo atrás na tabela. O Atlético-MG tem os mesmos 42 pontos, mas fica atrás apenas pelo número de gols marcados (37 a 36). Em seguida, aparecem São Paulo (40), Chapecoense, Bahia e Fluminense, todos com 39 pontos.

Uma briga que promete ser acirrada, ainda mais com o Rubro-Negro tendo pela frente três times que estão acima dele na classificação, sendo um deles um concorrente direto. Primeiro, encara o Cruzeiro, domingo, no Mineirão, que é o quinto colocado, mas já está garantido na Libertadores por ter sido campeão da Copa do Brasil. Depois, recebe na quarta-feira, na Arena da Baixada, o líder Corinthians, que está quase garantido no torneio continental matematicamente.

Por fim, no outro sábado, dia 11, enfrenta o Botafogo, no Nilton Santos, em um duelo que pode ser decisivo para as pretensões atleticanas, uma vez que o clube carioca é o sexto colocado, com 48 pontos, seis a mais que o Atlético.

Com duas vitórias e um empate nos últimos três jogos, o Furacão é, ao lado de Palmeiras, Chapecoense e Coritiba, quem mais somou pontos neste período. Nestas três últimas rodadas, por exemplo, o Rubro-Negro tirou dois pontos de vantagem do Vasco, que é o oitvado, três do Flamengo, que é o sétimo, além de dois do próprio Botafogo e nada menos do que seis do Cruzeiro, seu próximo adversário.

Uma fase que vem, aos poucos, melhorando. Nas últimas cinco partidas, a equipe perdeu apenas uma vez, quando foi superado por 2×1 pelo São Paulo, no Pacaembu. Até por isso, o foco atleticano é ir para o Mineiro pensando na vitória. Se ganhar, o Vasco não vencer o São Paulo em São Januário e o Flamengo perder para o Palmeiras no Allianz Parque, o Atlético terminará a 32ª rodada apenas um ponto atrás do sétimo colocado.

Confira a classificação completa do Brasileirão

“Vamos para vencer, respeitando o Cruzeiro, que é uma equipe muito qualificada, campeã da Copa do Brasil. Mas temos as nossas qualidades. Estamos trabalhando forte nesta semana, para chegarmos bem preparado para o jogo contra o Cruzeiro”, disse o atacante Ribamar, em entrevista ao site oficial do clube.