Na ZR!

Atlético está em queda livre e na ZR nos pontos conquistados

Depois de um início avassalador, chegando a liderar o Campeonato Brasileiro, o Atlético está em queda livre na competição. Com um aproveitamento muito ruim desde que deixou a liderança do Brasileirão, na sétima rodada, o Furacão, que antes brigava por uma vaga na Libertadores, agora está mais perto da zona de rebaixamento do que do G-4 na classificação. O Rubro-Negro tem o pior aproveitamento nas últimas sete rodadas dentre os vinte clubes do certame, com apenas quatro pontos somados.

A queda na classificação e o distanciamento para o grupo dos quatro primeiros colocados veio depois das três derrotas seguidas. Ainda na quarta posição antes de enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão, o Atlético, depois dos resultados negativos colhidos contra a Raposa e Corinthians, fora de casa, e diante do Fluminense, na Arena, caiu para a oitava posição e está cada vez mais longe das primeiras posições.

O time atleticano só não está mais perto da zona de rebaixamento graças ao bom início que fez. Nos seis primeiros jogos foram cinco vitórias e uma derrota, totalizando aproveitamento de 83%. Os três resultados positivos seguidos conquistados diante de Joinville, Figueirense e Vasco colocaram o Furacão no improvável posto de líder do Brasileirão.

Depois da vitória sobre o clube carioca, o Atlético fez mais sete jogos e conseguiu somar apenas quatro pontos, caindo seu rendimento para apenas 19%. Neste período, venceu apenas o São Paulo e foi derrotado outras cinco vezes, para Grêmio, Ponte Preta, Cruzeiro, Corinthians e Fluminense.

Agora, o Atlético tem a chance, diante da Chapecoense, domingo, às 11h, na Arena da Baixada, de voltar a vencer e, principalmente, se firmar na briga pela parte de cima da classificação. Com seis pontos de vantagem para o Santos, que é o primeiro time que abre a zona de rebaixamento, mais um tropeço dentro de casa pode levar o Furacão até à 11ª colocação.

Derrota pra Ponte Preta pesou

Se somada a campanha do Atlético somente nas últimas sete rodadas, o Furacão seria hoje o lanterna do Campeonato Brasileiro. Com apenas quatro pontos conquistados em 21 possíveis, o time tem o pior rendimento nas últimas sete partidas.
O Furacão, que até a sexta rodada era o líder, sofreu muito com a irregularidade nas últimas partidas e por isso caiu drasticamente na classificação. A Ponte Preta, que também teve um bom início na competição nacional, só não é a última colocada nas últimas sete rodadas justamente porque venceu o Atlético.

O grande destaque é o Atlético-MG, que nas seis primeiras voltas tinha a sexta campanha, com dez pontos conquistados, e agora somou 19 em 21 possíveis, assumindo a ponta da tabela.