Cara de decisão

Atlético encara o Grêmio em duelo direto pelo G6

Na mesma Arena Grêmio, em setembro, Atlético e Grêmio decidiram uma vaga na Copa do Brasil. Agora, é pelo G6. Foto: Jeferson Guareze/Estadão Conteúdo

Depois de quase um mês, Atlético e Grêmio voltam a se enfrentar em uma partida com cara de decisão. Se em setembro os dois times disputaram uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, agora o duelo de hoje, às 21h, na Arena Grêmio, é por um lugar no G6 do Campeonato Brasileiro. No momento, os dois times estão separados por apenas dois pontos (45 do Furacão contra 43 dos gaúchos). Quem vencer, termina a 30ª rodada entre os que estariam classificados para a Libertadores do ano que vem.

Até por isso, embora não seja um mata-mata, o jogo ganho um ar de decisão por este confronto direto. Apesar disso, o técnico Paulo Autuori evita esse discurso de partida decisiva e acredita que o trabalho a longo prazo é que precisa prevalecer.

“Isso é mais um clichê no futebol. Quando fala que é mais uma decisão, quem fala isso quer dizer que todos os jogos devem ser disputados com a mesma atitude e fazer todo o necessário para ganhar. Isso você consegue no dia a dia, construindo uma mentalidade vitoriosa. Por isso é preciso continuidade e no Brasil você oscila tanto”, afirmou o treinador.

No entanto, fica difícil, principalmente para o torcedor, separar as duas coisas. Afinal, a esta altura do campeonato poder se distanciar de um concorrente direto e, ao mesmo tempo, sair da zona de classificação depois de se manter tanto tempo por ali, acaba pesando. Por isso, ninguém quer perder o foco e sabe que ganhar de um adversário tão próximo pode pesar mais que outros confrontos.

“Agora, a concentração é maior, porque estamos com poucos pontos de diferença dos outros clubes. Mas estamos trabalhando firme para conseguirmos nosso objetivo”, disse o volante Matheus Rossetto, que ganhou mais uma vez a posição de titular no Rubro-Negro. A entrada do camisa 20 não é a única mudança na equipe.

A principal novidade deve ser na lateral-esquerda. Sem poder contar com Nícolas, com uma lesão lombar, e Sidcley, ainda em transição do departamento médico, nem viajaram para Porto Alegre. Assim, o zagueiro Marcão deve atuar pelo setor. Na frente, Pablo mais uma vez será o centroavante, com Hernani com mais liberdade para atacar e aí vem a grande dúvida. Sem Lucas Fernandes, suspenso, o treinador tem como opções Juninho, Marcos Guilherme e João Pedro.

Certo mesmo é o retorno do goleiro Weverton, que estava com a seleção brasileira nos jogos contra Bolívia e Venezuela, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, e já se juntou à delegação atleticana na capital gaúcha.

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO
2º turno – 30ª Rodada

Grêmio x Atlético

Grêmio
Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemmann e Marcelo Oliveira; Walace, Ramiro, Maicon e Douglas; Everton e Luan.
Técnico: Renato Gáucho

Atlético
Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Marcão; Otávio, Matheus Rossetto, Hernani, Lucho González e Juninho (Marcos Guilherme); Pablo.
Técnico: Paulo Autuori

Local: Arena Grêmio (Porto Alegre-RS)
Horário: 21h
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (FIFA-PE)
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Cléberson do Nascimento Leite (PE)