Números a favor

Atlético conta com excepcional retrospecto diante do São Paulo em casa

Raphael Veiga volta contra o Galo após cumprir suspensão. Foto: Felipe Rosa.

O Atlético encara o São Paulo amanhã, às 16h, na Arena da Baixada, com a pressão de quem tem muito a provar. Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro com apenas nove pontos e na 17ª colocação, o Furacão vem de duas derrotas seguidas. Em toda a competição, foram cinco placares negativos e três empates em dez rodadas. Portanto, caso queira deixar a área de risco de rebaixamento durante a parada para a Copa do Mundo, será fundamental somar pontos no último jogo em casa antes do recesso do campeonato. Além de todos esses motivos que forçam o Rubro-Negro a buscar a vitória, há um incentivo a mais para vencer, já que existe um tabu que o torcedor atleticano não quer ver quebrado: dentro da Arena da Baixada o São Paulo nunca saiu vitorioso.

Desde que foi reinaugurado, em 1999, o estádio atleticano recebeu 18 partidas entre as duas equipes. Foram 13 vitórias do Rubro-Negro e cinco empates. O histórico pesa a favor do Atlético por mais tempo no confronto. Como mandante – o que inclui jogos no antigo Joaquim Américo e outros estádios como a Vila Capanema – são 36 anos com a supremacia atleticana.

Mandando a partida, a última vez que o Atlético foi superado pelo tricolor paulista foi em 1982, pelo Brasileirão, no Estádio Couto Pereira. Desde então, já são 22 duelos com o mando atleticano, com 14 vitórias e oito empates.

Este ano, os times já se encontraram pela Copa do Brasil e o Rubro-Negro levou a melhor, eliminando os são-paulinos da competição. O confronto na Baixada aconteceu no dia 04 de abril e o placar ficou em 2×1 para o Furacão. O jogo de volta, no Morumbi, terminou em 2×2. Agora, a expectativa é que o retrospecto possa motivar o Furacão a vencer e, aos poucos, superar a má fase que vem enfrentando. Após a derrota para o Sport, na quarta-feira, o meia Raphael Veiga se mostrou positivo quanto a uma possível reação do time.

Confira a tabela e a classificação do Brasileirão!

“A equipe inteira está se dedicando. A gente sabia que a fase boa iria passar e essa fase ruim agora também vai passar. Então, é só conseguir colocar o trabalho em prática”, disse.

Além do compromisso contra o São Paulo, o Atlético terá um último jogo, no Rio de Janeiro, antes da paralisação do Campeonato Brasileiro. O duelo será contra o Botafogo, no dia 13, às 21h, no Engenhão.