O Atlético encara nesta quarta-feira (28) o Fluminense lutando não só pela passagem para a final da Copa Sul-Americana, mas também em busca de um desfecho inesquecível para a temporada. Ainda que esteja indo para a última rodada do Campeonato Brasileiro vivo na disputa por uma vaga no G6, o grande objetivo do Furacão é se consagrar campeão da disputa continental. A aspiração ambiciosa faria com que o clube conquistasse um inédito título, de expressão internacional.

continua após a publicidade

+ Opinião: Técnico diz que empate com o Ceará mostra lição ao Atlético

Campeão brasileiro de 2001, o Atlético, mesmo que tenha vivido temporadas ruins desde então, inclusive que culminaram em rebaixamento à Série B, é o time paranaense que mais tem vivenciado disputas no topo da tabela nos últimos anos. Porém, essas corridas por um lugar no alto, não têm sido suficientes.

Para o técnico Tiago Nunes, é necessário que o Rubro-Negro possa ser reconhecido por grandes conquistas. “A gente tem que parar de comemorar vaga e comemorar título. Se a gente quiser transformar o Atlético em um clube reconhecidamente internacional, em uma marca muito forte, tem que ganhar dentro de campo”, comentou em entrevista coletiva, logo após o empate em 2×2 diante do Ceará, no último domingo (25), na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

+ Leia também: Apesar do tropeço, Furacão não desiste de Libertadores via Brasileirão

Tiago Nunes sempre faz questão de destacar os pontos positivos do Furacão. Porém, mesmo com fatores que contem a favor, ele frisou que falta ao Atlético vencer disputas significativas. “Penso que o Atlético é um clube grande, que tem uma estrutura maravilhosa, que tem torcida, tem tradição e tem camiseta, mas ainda não é um clube campeão”, explicou, projetando o início de uma mudança de cenário.

continua após a publicidade

“Temos que tornar este clube campeão. Para que isso aconteça, temos que conseguir passar por uma vaga à final e conseguir o título”, afirmou.

+ Mais na Tribuna: Irregular, Atlético perde chance de entrar no G6

Vale lembrar que Tiago, estreante como treinador no time principal, levou o time ao título de campeão paranaense com o time aspirante. Ou seja, já trouxe um título ao Furacão, ainda que seja uma conquista vista como de menor importância pelo clube. Quando assumiu a equipe deixada por Fernando Diniz, o Atlético amargava a vice-lanterna no Brasileirão e agora, em sétimo, vai para a última rodada da disputa ainda com chances de terminar no G6.

No jogo de ida da semifinal da Sul-Americana, o Rubro-Negro venceu por 2×0, com gols de Renan Lodi e Rony. Portanto, para chegar à final, poderá perder por um gol de diferença. Ou dois, se marcar um no Maracanã. Resultado de 2×0 para os cariocas leva a decisão para os pênaltis.

+ Confira: Veja a tabela e a classificação do Campeonato Brasileiro

Caso chegue à decisão da Sul-Americana, o Atlético enfrentará o Junior Barranquilla ou o Independiente Santa Fé, ambos da Colômbia. No jogo de ida entre as equipes, vitória do Junior na casa do adversário por 2×0. Na grande final da Sul-Americana, a partida de ida acontece na Colômbia e a volta no Brasil. O campeão está automaticamente classificado para a fase de grupos da Libertadores 2019.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!