Atlético tem risco quase zero de ser rebaixado

Quem apostou que o Atlético iria ser rebaixado este ano, caiu do cavalo. São os números que comprovam isso. Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro já atingiu praticamente a pontuação necessária para evitar a queda. Tem 35 pontos, e precisa de mais 11 para se livrar matematicamente de qualquer risco. Como faltam 16 rodadas para terminar a competição, é como se o Atlético pudesse empatar quase todas as partidas de agora em diante que estará na elite em 2014.

O cenário atual é bem diferente do vivido em 2011 pelo Furacão. Naquele ano, na rodada equivalente do Brasileiro, o Rubro-Negro tinha quase a metade da pontuação atual – 18 – apresentava um aproveitamento de 28%. Outros dados também comprovam a maior eficácia do Atlético de 2013 em relação ao time do ano retrasado. Se neste ano o Furacão se destaca pelo poder ofensivo, com 35 gols marcados, e tem o segundo melhor ataque, em 2011 a realidade era bem diferente. Naquela temporada, o time atleticano havia marcado 20 gols até a 21.ª rodada e tinha média de 0,95 gols por jogo.

Outra diferença gritante entre o Furacão de 2011 e o atual é que naquele ano o time só alcançou a atual pontuação na 35ª rodada, quando venceu o São Paulo por 1×0, na Arena da Baixada, e saiu dos 34 para os 37 pontos. Naquela rodada, o time atleticano também subiu uma posição. Foi da 18ª para a 17ª colocação e ganhou um respiro na luta contra o rebaixamento, que três rodadas depois se confirmaria mesmo, apesar da vitória sobre o Coritiba, no Joaquim Américo, pr 1 x 0.

Assim, o Atlético de 2013, com uma pré-temporada de quatro meses e sob muita desconfiança, segue superando as expectativas. Se no início do Brasileirão o Furacão era um mero participante e até considerado como um dos possíveis rebaixados, até por manter a base que disputou a Série B do ano passado, agora, o Rubro-Negro já provou que voltou para ficar na elite do futebol brasileiro.