Uma partida importante e que conquistou uma grande relevância a ponto de mudar os horários da televisão. O confronto entre Athletico e Grêmio, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, foi transmitido em TV aberta, pela RPC, pela primeira vez em um horário fora da grade habitual do futebol. O jogo aconteceu na quarta-feira (4), às 19h, na Arena da Baixada, e para que fosse exibido, a Rede Globo montou uma programação especial e audiência atingida foi histórica.

+ Leia também: Furacão decide título da Copa do Brasil fora de casa

O Rubro-Negro venceu por 2×0 no tempo regulamentar, zerando a vantagem construída pelo adversário na ida, e na decisão nos pênaltis levou a vaga para a final, aumentando ainda mais a audiência na reta final do jogo.

O objetivo da exibição do confronto no Estado foi valorizar a presença de um time paranaense em uma fase avançada de uma importante competição nacional. Para encaixar a partida no novo horário, a RPC não exibiu as novelas Bom Sucesso e a Dona do Pedaço. A RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, também aderiu à transmissão diferenciada.

+ Mais na Tribuna: Lateral do Athletico é convocado pra seleção olímpica

Além da transmissão do duelo, a emissora fez uma programação especial durante todo o dia da partida. Outros programas da emissora foram transmitidos direto do estádio atleticano. O Meio Dia Paraná e o Globo Esporte fizeram o aquecimento para o tão esperado confronto. Flashs durante todo o dia informaram sobre o que acontecia aos arredores do Joaquim Américo. Uma grande estrutura foi montada para prestigiar a participação de um paranaense na competição.

Festa foi completa na Arena da Baixada. Foto: Jonathan Campos
Festa foi completa na Arena da Baixada. Foto: Jonathan Campos

A presença do Athletico na semifinal da Copa do Brasil mobilizou os bastidores do maior canal aberto de televisão e movimentou o Estado, que parou para ver em um horário diferenciado o futebol paranaense na competição.

+ Viu essa? Santos volta a ser herói do Athletico na classificação

De acordo com o diretor de programação da RPC, Marcelo Dias Lopes, os resultados alcançados foram os melhores possíveis tanto em relação à audiência quanto à mobilização da população.

“Foi melhor do que a gente esperava. Tivemos uma audiência gigante, acima da expectativa. Em todos os lugares da cidade era possível ver a TV ligada no jogo, em bares e restaurantes, e muitas pessoas se reuniram para assistir, até mesmo fazendo churrasco”, contou o diretor, que afirmou que esse foi um importante primeiro passo dado pela afiliada e que cada vez mais as conquistas paranaenses estarão em evidência.

+ CONFIRA O PODCAST DE LETRA SOBRE OS PARANAENSES NA COPA DO BRASIL

“Está em nosso DNA apoiar o que é paranaense e será cada vez mais comum termos destaque ao que é do nosso estado. Recebemos muito reconhecimento em relação ao esforço para conseguirmos transmitir a partida. Até mesmo torcedores do Cortitiba e Paraná Clube se manifestaram dizendo que gostaram da transmissão e esperam em breve a exibição especial de jogos de seus times”, comentou Dias Lopes.