Armstrong acha difícil vencer prova na Austrália

O ciclista Lance Armstrong retoma sua carreira profissional na semana que vem, com a disputa de uma prova de seis dias na Austrália, e já avisou a seus fãs para não esperarem que ele consiga uma vitória ou um grande resultado, após três anos e meio de aposentadoria.

“Não é realista esperar uma vitória”, afirmou o norte-americano, de 37 anos, durante a apresentação do Tour Down Under, em Adelaide. Armstrong não compete desde 2005, quando conquistou seu sétimo título seguido na Volta da França, a mais importante prova de rua do ciclismo. “Não tenho ilusões, só não quero ficar muito para trás.”

Armstrong anunciou seu retorno no ano passado, com dois objetivos: divulgar sua campanha de combate ao câncer – doença à qual sobreviveu antes de suas principais conquistas – e provar que compete limpo de doping, em resposta a acusações de jornais franceses de que teria se dopado em seus primeiros títulos na França, sem ser flagrado pelos exames antidoping. “Para mim isto aqui não é um desafio esportivo nem financeiro, voltei pelo amor ao ciclismo e à minha causa”, afirmou.

Embora tenha dito que está em ótima forma – “Nunca estive tão bem num mês de janeiro”, contou -, Armstrong admite que chegou a se arrepender rapidamente durante os treinos pesados a que se submeteu. “Eu me preparei muito, e houve momentos em que pensei ‘Que estupidez eu fiz’, mas foram breves”, contou. “Foi uma longa pausa, por isso estou nervoso e excitado”, concluiu.