Alonso faz 5.ª pole seguida e quer ?sumir?

O plano é simples: aproveitar a pole, sumir na frente e ganhar mais uma. Como fez nas últimas três corridas. De quebra, desaparecer na classificação do campeonato. Esse é o roteiro traçado por Fernando Alonso para o GP do Canadá, que será disputado hoje em Montreal, com largada às 14h de Brasília. O espanhol chegou à quinta pole seguida na temporada. Desde o GP da Europa, o único que não venceu a partir do primeiro lugar no grid neste ano, só ele larga na frente na F1.

Com 23 pontos de vantagem para Michael Schumacher, o piloto da Renault não deverá ter muito trabalho para terminar o domingo com uma folga ainda maior em relação ao alemão. O ferrarista ficou apenas em quinto no grid e dificilmente verá o rival de perto nas 70 voltas da prova, a nona do mundial. Como ?anteparo?, Alonso contará nas primeiras voltas com seu companheiro Giancarlo Fisichella, segundo no grid, Kimi Raikkonen, da McLaren, e Jarno Trulli, da Toyota.

Sem muitas opções, Schumacher, que já venceu sete vezes no circuito Gilles Villeneuve, terá de apostar nas manobras de pit stop para ganhar posições. O que, quando acontecer, pode ser tarde para alcançar o líder, que terá caminho livre pela frente se fizer uma boa largada, como costuma fazer.

?Estamos com a corda no pescoço?, admitiu Ross Brawn, diretor-técnico da Ferrari. ?Estas duas corridas na América do Norte são decisivas para nós. Se chegarmos de volta à Europa muito atrás, vai ser difícil recuperar.?

Voltar ao topo