Mais de 14 mil pessoas compareceram à 1.ª Feira de Empregos e Profissões da Uninter, no último sábado, no ExpoRenault […]

Mais de 14 mil pessoas compareceram à 1.ª Feira de Empregos e Profissões da Uninter, no último sábado, no ExpoRenault Barigui. De diferentes perfis, os visitantes começaram a chegar ao evento já no dia anterior, passando a noite no local.

Eles foram em busca de qualificação ou do tão sonhado emprego, visto que lá estavam concentradas 42 empresas de várias áreas, que disponibilizaram juntas mais de três mil postos de trabalho, além de oportunidades para estagiários e menores aprendizes.

As irmãs Keila Machado, 23 anos,e Kássia Machado, 17, saíram de Araucária para Curitiba em busca de trabalho. Elas moram com a mãe e o irmão e estão enfrentando dificuldades para pagar as contas no fim do mês. A irmã mais velha está há dois anos fora o mercado de trabalho. “Sem emprego, não consigo fazer faculdade e nem ajudar em casa”, afirma Keila, que procura trabalho na área administrativa ou telemarketing.

Enquanto isso, Kássia está em busca do primeiro emprego e diz que há três anos tenta uma oportunidade. “Já entreguei vários currículos aqui, estou com esperanças de que a feira me ajude a ser chamada para entrevistas”, conta ela, confiante. Os empregadores já começaram as entrevistas. “Estamos com vagas abertas de contratação imediata para suprir a demanda do fim de ano”, destaca Reginaldo Pinheiro, gestor de pessoas dos Supermercados Goes. “As vagas não são somente temporárias, 80% dos contratados serão efetivados”, acrescenta.

A Nossa RH, uma das maiores empresas de recursos humanos do Paraná, aproveitou a oportunidade para fazer pré-atendimentos com os interessados nas vagas. “Esse contato olho no olho é muito importante para nós”, pontua Maria Zélia de Souza, analista de recrutamento da Nossa RH. Segundo ela, os currículos recebidos serão analisados por uma equipe que irá entrar em contato com os candidatos que atenderem os perfis.

Já para os adolescentes e jovens, uma das empresas que marcou presença foi o Instituto Cidade Júnior, que auxilia pessoas de 14 a 24 anos a entrarem no mercado de trabalho. “O evento foi fantástico e fundamental tanto para os jovens quanto para as empresas que buscam por eles”, pontua Rejane Bressan, diretora de projetos do instituto. De acordo com ela, os cadastros preenchidos serão chamados para vagas nas próximas semanas ou ficarão disponíveis para vagas abertas posteriormente.

O professor Jorge Bernardi, vice-reitor da Uninter e idealizador da feira, disse que o evento superou as  expectativas e espera que os visitantes tenham um final de ano melhor e comecem 2018 com um novo emprego. “A feira também trouxe empresas de empreendedorismo. É uma oportunidade para quem quer começar o próprio negócio ou ser um profissional autônomo”, lembrou.

Com a vaga garantida para 2018

Durante a 1.ª Feira de Empregos e Profissões da Uninter, muitas pessoas também realizaram o vestibular em busca de uma vaga em dos cursos de graduação do centro universitário. A estudante Evelyn Menegusso, 18 anos, saiu de lá com a vaga garantida e começa o curso de Direito já no início de 2018.

“Minha prima fez Direito na Uninter e recomendou o curso para mim. Ela disse que os professores são muito bons e atenciosos”, afirma. “Saio daqui com o sentimento de missão cumprida”, completa a estudante, com o sorriso estampado no rosto. A feira também foi a oportunidade para que interessados tentassem uma vaga na Uninter por meio do ProUni, com concessão de bolsas integrais e parciais. Somente este ano, o centro universitário disponibilizou 14 mil vagas nesta modalidade.