Os felinos são apegados à rotina e, por isso, qualquer mudança pode provocar problemas emocionais

Ele não precisa enfrentar o trânsito todos os dias, nem tem preocupação com contas para pagar, mesmo assim, sua bolinha fofinha de pelos está estressada. Pois é, seu gatinho também está suscetível a esse estado.

Bastante apegados à rotina e, por isso, sensíveis a mudanças, os gatos estão mais sujeitos a desenvolverem problemas emocionais.

Apesar de ostentarem a fama de ter uma personalidade mais forte, os bichanos também conseguem ser carinhosos e divertidos. Mas então, por que eles ficam nervosos?

O que pode causar estresse nos gatos?

Essa é uma boa hora para “assumir” o lugar do seu amiguinho. Então, experimente analisar a situação do ponto de vista dele.

Você gosta de receber amigos em casa? Lembre-se que é uma nova pessoa, com cheiro diferente, interrompendo a rotina do seu gato.

Outra situação capaz de provocar estresse nos felinos é a presença de um novo animal de estimação ou bebê, construções e reformas, mudança de casa e outras alterações gerais na rotina deles.

Como identificar um problema de temperamento?

Fique atento, pois os gatos demonstram estresse de várias maneiras.

Perda de apetite: eles tendem a parar de comer e perder peso consideravelmente.

Estereotipias: os bichanos estressados desenvolvem comportamentos compulsivos e repetitivos, como lambidas em excesso, ingestão de objetos não comestíveis, morderem-se, entre outros.

Agressividade: com outros animais e com seus tutores.

Marcação de território: os gatinhos marcam o território descontroladamente, assim, arranham móveis ou se esfregam nas paredes e objetos.

Perda de pelo: acontece de forma mais comum que a habitual e tem a ver com a queda de defesa e aumento do nervosismo.

Alteração da higiene: os gatos tendem a ficar obcecados com a limpeza, com lambedura excessiva e, por isso, podem perder pelos nessas áreas. Quando não acontece isso, eles descuidam da higiene, fazendo as necessidades fora da caixinha.

Doenças frequentes: o estresse pode abalar o sistema imunológico do seu bichinho e, por isso, ele pode desenvolver algumas patologias. 

Miados insistentes: essa é uma forma deles se comunicarem e quando a mensagem não é captada, eles insistem com miados altos para demonstrar que algo está incomodando.

Escolha um arranhador para aliviar o estresse do seu amigo bigodudo!

Como ajudar seu gatinho estressado?

Ofereça objetos confortáveis e divertidos para seu gatinho, como tocas e brinquedos. | Foto: Shutterstock
Ofereça objetos confortáveis e divertidos para seu gatinho, como tocas e brinquedos. | Foto: Shutterstock

Você quer o melhor para o bem-estar do seu amiguinho e, por isso, quando ele demonstra nervosismo de forma constante, vale a pena procurar a ajuda de um veterinário.

O pet shop curitibano HiperZoo separou algumas dicas para ajudar os tutores a desestressarem os bichanos.

Deixe o ambiente calmo:

Gato estressado fica em alerta e, com isso, ele pode interpretar como perigo qualquer movimento e ruído. Vale a pena minimizar os sons do ambiente.

Além disso, luzes fortes também podem ser estressantes. A baixa luminosidade vai agradar o seu peludo.

Tranquilize seu gatinho:

Por mais que você deseje abraçar seu bichano para tentar acalmá-lo, tenha paciência. A melhor coisa a fazer quando perceber a agitação e o nervosismo dele é aguardar tudo ficar calmo.

Tocar no gato em um momento de estresse pode deixá-lo ainda mais irritado.

Ofereça itens confortáveis e desestressantes:

Seu amiguinho agitado gosta de segurança e precisa sentir que está tudo bem. Para isso, invista no conforto dele com pequenas tocas e caminhas.

Além disso, os gatos podem ficar entediados e desenvolver problemas comportamentais. Não esqueça que, por natureza, eles adoram caçar, então envolva-os em brincadeiras.

Ofereça alguns brinquedos estimulantes, como varinhas com penas e bolinhas, ratinhos e cordinhas, além de arranhadores.

Catnip e feromônios:

Em lojas especializadas, como a HiperZoo, o tutor encontra vários produtos para ajudar a desestressar os bichanos, como o catnip e os feromônios.

A conhecida erva-de-gato tem ação diferente em cada gato. Os mais nervosos vão ficar calmos e os mais tranquilões vão ganhar energia.

Por isso, vale a pena oferecer brinquedos e arranhadores com catnip para seu amiguinho. Você também pode espalhar a erva nos ambientes onde ele mais fica.

Outra solução para desestressar os gatinhos é através do uso de feromônios. Esses compostos emitem sinais para os bigodudos e, assim, ajudam a evitar xixi no lugar errado, agressividade ou outros problemas comportamentais. 

Acompanhamento veterinário:

É fundamental contar com a ajuda de um especialista, pois sinais de estresse no seu gatinho podem indicar alguma doença.

O médico-veterinário é quem poderá investigar, através de exames, acompanhar a evolução e receitar o tratamento adequado para cuidar do bem-estar da sua bolinha de pelos.

Diferente de tudo que você já viu, o HiperZoo é o maior pet shop da capital paranaense, com 4 lojas e um e-commerce: HiperZoo Bacacheri, HiperZoo Shopping Curitiba, HiperZoo Parolin e HiperZoo Portão.

Em uma única parada na loja HiperZoo, você pode resolver tudo que precisa para seu bicho de estimação, seja ele um cachorro ou uma cobra, sem precisar ir em outro lugar, com muito mais conforto e praticidade.

O pet shop oferece loja com mix completo de produtos, farmácia veterinária, estética animal e Pet Wash (você mesmo pode dar banho no seu cãozinho, com a estrutura de um pet shop), além de uma boutique com roupas, caminhas e outros itens para o conforto e dia a dia do animal.

Além disso, nas lojas HiperZoo o cliente e seus bichinhos tem a sua disposição café e restaurante.

São mais de 24 mil produtos e serviços do mercado nacional e internacional, além das melhores marcas, líderes em sua categoria, para você.

Acesse o site do HiperZoo e garanta tudo que você precisa para tornar o dia a dia do seu gatinho mais confortável, tranquilo e livre de estresse.