No Cartório Digital você pode solicitar a certidão de inteiro teor do imóvel sem precisar sair de casa e com atendimento humanizado.

Você está pensando em alugar, comprar, vender ou realizar uma permuta com alguma propriedade? Não esqueça de verificar se está tudo certo com a certidão de inteiro teor do imóvel. Este documento representa a reprodução fiel da matrícula do bem no cartório. 

A certidão de matrícula ou certidão de inteiro teor do imóvel fornece informações detalhadas sobre o registro imobiliário, como nome do atual proprietário, limites, descrição física, datas de averbações e registros, localização, quadra e lote. 

O que é a matrícula do imóvel? 

A matrícula é uma numeração exclusiva e obrigatória atribuída à propriedade no momento do primeiro registro do imóvel no cartório e, portanto, representa um dos procedimentos e certidões imobiliárias mais importantes.  

Podemos afirmar que a matrícula é o histórico completo do imóvel, uma espécie de “RG”, pois é nela que encontramos informações como transações e ocorrências realizadas após a construção do bem, metragem e localização, por exemplo. 

Importância da matrícula do imóvel 

É a partir da matrícula que pode ser feita a transferência de propriedade, devidamente acordada na escritura e posteriormente formalizada no registro do imóvel, o que confere segurança jurídica para vendedores e compradores. 

Justamente por ser esse registro público, com informações detalhadas, é que a matrícula serve como norte para a elaboração dos contratos de compra e venda. Portanto, se a matrícula da propriedade não estiver regularizada, é impossível comprovar legalmente a propriedade do bem. 

Quando a certidão de inteiro teor do imóvel é solicitada? 

A certidão de inteiro teor do imóvel é solicitada em pesquisas de bens, análises de crédito, financiamentos, escritura da hipoteca, escritura pública de compra e venda e outros negócios jurídicos envolvendo a propriedade, pois ela comprova a veracidade jurídica das informações contidas na matrícula. 

Certidão de inteiro teor X escritura 

Escritura e certidão de inteiro teor do imóvel são documentos diferentes, requisitados em uma negociação imobiliária. O primeiro formaliza a transação, enquanto o segundo detalha o histórico da propriedade e, portanto, serve para identificar as principais mudanças pelas quais o imóvel passou, tais como: 

  • Hipotecas; 
  • Registros de compra e venda; 
  • Averbações; 
  • Histórico de outros proprietários; 
  • Ônus; 
  • Penhoras. 

Principais dúvidas sobre a certidão de inteiro teor do imóvel

A certidão de inteiro teor do imóvel digital tem a mesma validade jurídica da versão em papel. | Foto: Divulgação

Algumas dúvidas são comuns sobre a certidão de matrícula e, por isso, é importante esclarecê-las. A primeira é sobre a necessidade deste documento para todos os tipos de imóveis registrados. Sejam propriedades rurais ou urbanas, ela é obrigatória. 

Algumas pessoas também ficam inseguras sobre a veracidade da certidão. Para ter certeza que o documento é autêntico, observe carimbos, selos e assinaturas do cartório emissor. Em alguns casos, há a opção de verificar a autenticidade online. 

Outra dúvida comum é sobre as consequências da falta de atualização da certidão de inteiro teor do imóvel. Nesse caso, podem ocorrer problemas com questões legais e transações imobiliárias, já que o documento garante mais transparência e segurança ao comprador e ao vendedor. 

Como solicitar uma certidão de inteiro teor do imóvel? 

É possível solicitar a certidão de inteiro teor de duas formas: indo até o Cartório de Registro de Imóveis, ou online, sem precisar sair de casa, direto pelo Cartório Digital. Não esqueça que a certidão digital tem a mesma validade jurídica e fé pública da versão tradicional, em papel. 

Passo a passo para solicitar uma certidão online 

  • Verifique se todos os dados estão corretos; 
  • Verifique o orçamento e clique em “Avançar”; 
  • Efetue o pagamento; 

Os dados preenchidos serão encaminhados para o especialista mais próximo do Cartório responsável, onde o pedido será levado pessoalmente para requisição da certidão. O prazo é de até 5 (cinco) dias úteis para emissão do documento. 

O especialista enviará a certidão de acordo com o método de envio selecionado (eletrônico ou pelos correios). Com o documento despachado, a pessoa receberá por email um código de rastreamento ou a própria certidão anexada. 

Conheça o Cartório Digital 

Com a missão de centralizar as informações dos Registros Imobiliários de todo o Brasil, o Cartório Imobiliário Digital é uma ferramenta que facilita e moderniza a vida de quem precisa acessar ou solicitar documentos registrados no cartório, como a certidão de inteiro teor do imóvel

A um clique de distância de você, o prazo máximo para solicitação do seu pedido de certidão é de 5 (cinco) dias úteis. Acesse agora o site do Cartório Digital e solicite as certidões que precisa sem sair de casa, com os melhores custos do mercado e suporte humanizado.