Xaxim

Um lar pra Vitória

Na Rua Dom José Marello, no Xaxim, o trabalho do técnico em segurança do trabalho Mario Donizeti de Oliveira, 56 anos, é solitário e de dedicação. Ele cuida, desde o último mês de dezembro, de uma cadela de grande porte, que apareceu na vizinhança prenha. Segundo Mario, a cadela, que foi apelidada de Vitória, provavelmente foi deixada por alguém na região. “Isso acontece muito e a gente percebeu que ela estava grávida e não estava muito machucada”, explica.

Coma chegada de Vitória à vizinhança, Mario começou a se dedicar ao animal e passou cuida-la diariamente. O primeiro passo foi levar a cadela a um veterinário para ver se estava tudo ok com ela e os filhotes. “Descobrimos que ela tinha uns três anos de idade e era uma mistura de Rottweiler com cachorro sem raça definida”, diz. Em seguida, Mario partiu em busca de um lugar seguro e espaço para abrigar a nova vizinha. “Graças a Deus conseguimos que um colégio da região cedesse um terreno baldio cercado. Lá eu montei uma casinha pra ela ficar bem e protegida”, conta.

Com Vitória segura, Mario passou a ir ao terreno diariamente para trata-la e cuidar dos nove filhotes recém-nascidos. “Quando vimos o numero de filhotes, passamos a fazer uma campanha grande para conseguir um lar para cada um deles. Não podíamos deixa-los pelo bairro. E conseguimos. Todos ganharam um lar”, orgulha.

Mas ao mesmo tempo que estava feliz pelos filhotes, Mario começou sua luta para encontrar um lar seguro para Vitória. Depois de bancar uma cirurgia de castração, ele começou uma campanha intensa na internet e nos estabelecimentos comerciais do bairro para conseguir um dono para Vitória. “Meu filho fez um cartaz bacana, que espalhamos nos pet shops, postes e o comércio em geral da região. Também anunciamos forte em sites. E ainda estamos na luta mesmo após dois meses de campanha”, relata Mario.

Ele acredita que os pretendentes esbarram no processo de adoção ao saber do porte da Vitória. “É de fato um animal grande, apesar de ser dócil e brincalhão. Mas aqui na região há muitos sobrados pequenos e apartamentos onde realmente não tem como manter a Vitória. O que queremos é que alguém que more em chácara ou numa casa com bastante espaço a adote”, conta. Mario afirma que não procura  a prefeitura, pois não quer apenas se livrar do animal. “O meu objetivo aqui é resolver o problema e não transferi-lo de mãos”, ressalta.

“Trata-se de uma cadela muito bonita, dócil e muito parceira. A pessoa que adotá-la não vai se arrepender, pois ela está com a saúde em perfeito estado, com todas as vacinas em dia e já esta castrada. Eu mesmo, se tivesse mais espaço, a adotaria, mas infelizmente não dá. E fazemos de tudo pelo bem da Vitória. Eu até a levo para seu novo lar e dou todo o apoio no início”.

 

 

Quem quiser mais informações sobre a Vitória é só ligar no (41) 3275-1248 ou (41) 9116-9477. Os interessados também podem mandar um e-mail para mario_donizeti@yahoo.com.br

Sobre o autor

(41) 9683-9504