Tatuquara

Muros da vergonha

Escrito por Paula Weidlich

A ação de vândalos causa indignação a alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Dona Pompília, Tatuquara. O motivo da revolta são as pichações que tomaram conta da fachada e envergonham os frequentadores da instituição e os moradores do bairro, além de contribuir com a sensação de falta de segurança.

Avelino acredita que falta policiamento. Foto: Ciciro Back.
Avelino acredita que falta policiamento. Foto: Ciciro Back.

“Há mais de dois anos sem receber qualquer obra de revitalização e manutenção, a escola, na esquina das ruas Ernesto Germano Hanemam e Jovenilson Américo Oliveira, Jardim da Ordem, sofre com a total pichação de sua fachada. Uma poluição visual que acaba revelando neste vandalismo, total desleixo por parte da prefeitura de Curitiba”, reclama Virgílio Mendes.

Reclamação

Para o aposentado Avelino Domingos da Silva, que vive na região há 21 anos, o problema tem se agravado. “Isso acontece porque não há policiamento em frente à escola”, ressalta. Funcionária e mãe de um aluno, Zelina Pontes também acha que os muros e as paredes externas precisam de mais cuidado. “Está feio deste jeito, a escola ficaria bem melhor se recebesse uma pintura”.

Secretaria estuda solução

Sobre as pichações, a Secretaria Municipal da Educação (SME) informa que a solicitação feita pela escola será avaliada em conjunto com o Núcleo Regional de Educação do Pinheirinho, que deve verificar qual é a possibilidade de atendimento, pelo contrato específico de pintura. Nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 66 mil na escola, para melhorias e reparos em pisos, rede hidráulica, pintura interna, entre outras benfeitorias.

Leia mais sobre Tatuquara.

Sobre o autor

Paula Weidlich

(41) 9683-9504