Xaxim

Esperança do amanhã

Pensando em utilizar um espaço público que andava esquecido no Xaxim, o vigilante Rui Nei Santos do Amaral desenvolve há um ano o projeto “Esperança do amanhã” e dedica duas vezes por semana seu tempo na escolinha de futebol do bairro. Com mais de 100 participantes de 5 a 18 anos de idade, o trabalho se mantém graças à dedicação dele em ajudar as futuras gerações.

Após a criação da escolinha, a cancha de areia localizada na esquina das Ruas Tenente Antônio Pupo e Vereador Aureliano Mader Gonçalves passou ser muito bem frequentada. “Antes, qualquer um que passasse por aqui encontrava esse campo vazio. O espaço era mais utilizado para bagunça, pichação. Aproveitamos esse espaço para envolver as crianças do bairro em uma atividade esportiva mais organizada”, explica Rui.

Foto: Gerson Klaina.
Rui: “Aproveitamos esse espaço para envolver as crianças do bairro em uma atividade esportiva mais organizada”. Foto: Gerson Klaina.

A ideia surgiu em meio aos jogos do Botafogo Futebol Clube do Xaxim. “Sempre gostei de trabalhar com crianças. Eu e minha esposa conversamos e decidi começar a escolinha pra oferecer algo pra criançada do bairro e a turma já tá grande”, conta. Além de ser o técnico durante os treinos, o vigilante também organiza jogos com outros times da cidade. “Duas vezes por semana treinamos. Os dias dependem um pouco da minha escala no trabalho, mas pelo menos dois dias garanto o treino. Uma vez ao mês jogamos contra times em outros bairros e na região metropolitana”, conta.

Apesar dos meninos serem a maioria, a escolinha também tem lugar garantido para as meninas. “Eu e minhas amigas já tínhamos um time na escola, mas perdemos a final do campeonato do colégio. Ficamos sabendo que perto de casa tinha aberto essa escolinha e não precisava pagar, aí decidimos começar a treinar. Quem sabe ano que vem a gente não vence”, diz a jovem Aline Fernanda Brito.

Ajuda

Para manter a escolinha, Rui busca parcerias. “O trabalho que realizamos é inteiramente gratuito. Mas acabamos tendo gastos com equipamento e principalmente com transporte para ir aos jogos. Estamos conversando com a prefeitura e aguardamos a parte burocrática para se adequar às exigências da Secretaria de Esporte”, afirma. Quem tiver interesse em ajudar Rui a continuar desenvolvendo as atividades pode entrar em contato pelo 9708-8346.

 

Leia mais sobre Xaxim.

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

(41) 9683-9504