enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

Sítio Cercado

Calçadão vem aí!

Proposta da Comersul para criação do calçadão na Rua Contenda foi barrada pela administração. Foto: Giuliano Gomes
Samuel Bittencourt
Escrito por Samuel Bittencourt

Comerciantes da região sul de Curitiba buscam ampliar a conversa com a prefeitura para acelerar o projeto que pretende criar um calçadão no bairro Sítio Cercado. Porém a proposta apresentada pela Associação de Comércio e Serviços da Região Sul (Comersul) há alguns anos, de fechar para o tráfego de veículos a pequena Rua Contenda e criar um espaço recreativo para população e o comércio da região, já foi descartada.

Proposta da Comersul para criação do calçadão na Rua Contenda foi barrada pela administração. Foto: Giuliano Gomes

Proposta da Comersul para criação do calçadão na Rua Contenda foi barrada pela administração. Foto: Giuliano Gomes

O Ippuc confirmou que está nos planos a criação de um calçadão no bairro, mas elencou três outras opções de ruas devido a questões técnicas, que deverão ser discutidas amplamente. A promessa de implantação do calçadão foi noticiada na última Tribuna Regional Bairro Novo.

De acordo com o presidente da Comersul, Carlos Mori, o projeto da Rua Contenda já havia sido encaminhado ao Ippuc. “O calçadão era pra ser um lugar para feiras noturnas, eventos culturais e principalmente ser um ponto de encontro entre a população da região”, explica. O presidente da associação atribui a lentidão na execução da proposta à descontinuidade de gestões. “Tínhamos boa parceria na administração passada. Entendo que essa prefeitura assumiu com muitas dificuldades herdadas, mas após todo esse tempo já deveríamos ter avançado mais nessas demandas antigas”, afirma Mori.

Ele cita que o diálogo com a prefeitura para criação do calçadão segue com apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP). “Agora que as contas do município parecem estar mais em ordem, tentamos colocar essa nossa reivindicação para a administração da cidade. Até porque é apenas uma via de apenas 70 metros, não se trata de um projeto caro comparado ao retorne que traria para o bairro”, avalia Mori.

A região já teve um projeto que visava a criação de um calçadão ao longo da Rua Isaac Ferreira da Cruz, vetado em função da necessidade de se realizar desapropriações. Mas para Mori, o projeto transposto para Rua Contenda seria mais simples. “Não seria uma intervenção cara, porque se trata de uma rua pequena. Acredito que falte apenas mais diálogo para que esse projeto caminhe”, considera.

Três opções em debate

De acordo com o Ippuc, o projeto de um calçadão no Sítio Cercado está em andamento. O órgão informou também que é possível que os comerciantes não sejam contemplados em todas suas necessidades, pois o projeto será discutido com todos os interessados, desde a população até os motoristas que utilizam as vias que podem vir a ser fechadas.

A prefeitura informou que o calçadão deve atender a critérios técnicos, sendo que três ruas já foram selecionadas na regional Bairro Novo: Quitandinha, Rancho Alegre e Marcolina Caetana Chaves. Dessas três opções será apenas uma virará calçadão. Isso após a realização de um concurso público para que a população sugira projetos e ideias, que serão transformadas em projetos e, posteriormente, executadas. Não há prazo para que isso aconteça.

Trânsito problemático

Além da demanda do calçadão, Mori aponta para problemas viários no bairro. Os moradores e comerciantes reclamam de constantes acidentes e da lentidão no trânsito da região. Dona de uma barraca de milho há nove anos na Rua Contenda, a comerciante Lina Lopes afirma que a região está cada vez mais agitada. “Aos finais de semana aqui fica mais feio que no centro, de tanta gente”, diz. A comerciante, que também reside na região, diz presenciar muitos acidentes. “Acredito que qualquer mudança para organizar mais as ruas será bem-vinda”, comenta.

Para Carlos Mori, que também é comerciante na região, a mobilidade da região deveria receber mais atenção da administração municipal. “Em muitos casos, temos que fazer deslocamentos simples, como cruzar a Rua dos Pioneiros, e isso pode levar até 15 minutos. Como alguns não esperam, agem de maneira imprudente, os acidentes se multiplicam”, aponta. A situação se agrava nos finais de semana, quando o fluxo de pessoas aumenta. “Precisa existir mais planejamento e mudanças nas vias. Hoje para trocar o sentido na Rua Isaac Ferreira Cruz, temos que dar uma grande volta, e às vezes chegamos a perder até vinte minutos”, conta.

A prefeitura informou que na região sul grandes investimentos foram feitos, como a finalização da Rua Eduardo Pinto da Rocha, que faz ligação entre os bairros Alto Boqueirão, Sítio Cercado, Ganchinho e Umabará, além da extensão de 1,7 quilômetros realizadas na Linha Verde Sul entre Rua Cid Marcondes de Albuquerque a Rua Izaac Ferreira da Cruz.

Leia mais sobre o Sítio Cercado

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

Samuel Bittencourt

Samuel tem 27 anos e é jornalista na editoria dia-a-dia, E-mail: samuelb@tribunadoparana.com.br Twitter: @_Osamuel

Deixe um comentário

avatar

11 Comentários em "Calçadão vem aí!"


Tiago
Tiago
4 anos 1 mês atrás

Tinha que tirar TODAS as vagas de estacionamento da Rua Izaac Ferreira da Cruz, pois atrapalha e muito o transito na região e atrapalha tbem quem quer fazer um simples Cruzamento, o povo mora a 3, 4 quadras da Izaac e vai de carro ai é osso!!!

Eduardo
Eduardo
4 anos 1 mês atrás

temos que ter sim um calçadão, iria valorizar mais ainda nosso bairro, alias ótimo bairro para morar, acredito que se fosse no BAIRRO DOS RIQUINHOS O BATEL, ja teria saido do papel.

Eliane
Eliane
4 anos 1 mês atrás

Se fazer calçadão vai diminuir o movimento no comercio pois o povo que anda na Isaac a grande maioria anda de carro,por isso acho que o problema é o transito poderia ter desvio pelo bairro novo.

Denis
Denis
4 anos 1 mês atrás

Sitio Cercado é terra de ninguém, todo mundo para onde quer e faz o quer e as autoridades pouco fazem. O Transito é bem complicado mesmo devido a grande população, mas se as pessoas tivessem um pouco de bom senso, com certeza o transito seria melhor.

Marcio Tisoni
Marcio Tisoni
4 anos 1 mês atrás

A Isaac Ferreira da Cruz no Sítio Cercado,está bem assistida pelo comércio,na minha opinião não há necessidade de calçadão,o que precisa com urgência na mesma é melhorar o fluxo para os veículos,para corrigir isso seria mais estacionamentos particulares(comp preço acessível) e a proibição em estacionar veículos num trecho de pouco mais de 1 quilometro(Copel ao Condor),com isso teríamos duas vias de ida e volta para circulação de veículos.
Sugestão/solução para quem não pudesse pagar pelo estacionamento privado,seria estacionar nas transversais.

Lindomar Ferreira
Lindomar Ferreira
4 anos 1 mês atrás

Será que o Prefeito Fruet conhece a região do Sito Cercado?

Maycon ribeiro
4 anos 1 mês atrás

Pode ter certeza que náo e no batel que ele ia fazer campanha politica.

Paulo
Paulo
4 anos 2 meses atrás
Se o IPPUC fosse dirigida por pessoas da parte operacional e não técnicos, estatísticos e outros os processos e projetos seriam efetivados mais rápidos. Pois se não conseguem arrumar os semáforos das vias principais para que o transito flua, vocês acreditam que poderiam criar um calçadão nessa rua de apenas 70 metros. Basta ficar em cima da trincheira da Avenida visconde Guarapuava com Ubaldino que poderão ver como o IPPUC planejou bem o deslocamento dos veículos. abre um sinal e outro ainda fica fechado depois abre e fica pouco tempo e assim vai e o transito parado por falta de… Leia mais »
Isaias Pires
Isaias Pires
4 anos 2 meses atrás

A PMC deveria implantar ruas de sentido unico para melhorar o transito, como ja foi feito em outros bairros….a rua Isaac poderia ter sentido unico do Pinheirinho ate o Boqueirão e Rua Marte mesma coisa, assim ja melhoria o transito local. Ou a Isaac ter proibição de estacionar, mas ai prejudicaria o comercio local. Outras Rua Tb deveriam ter sentido unico, assim melhoraria o fluxo de veiculos.

fernando rocha
fernando rocha
4 anos 2 meses atrás

A Isaac Ferreira da no Sítio Cercado merece ter um calçado, pois é uma região de muito comércio e grande movimento

edison silveira de meira
edison silveira de meira
4 anos 1 mês atrás

e a meia tambem

wpDiscuz
(41) 9683-9504