Nosso Bairro Nossa Casa Sítio Cercado

Beleza oculta

Há quatro meses a família Erthal Heyn aguarda pelo corte da grama da Praça Victorino Antonio Boff, no Sítio Cercado. Isso porque seus integrantes zelam pelo local com o mesmo esforço que dedicam ao quintal de casa. A matriarca Celita e a filha Cíntia batalharam pela construção do espaço que antes “era um mato só”, como definem. Vencida essa etapa, há oito anos, a família toda se envolve com a manutenção do lugar, mas a parte que cabe ao poder público desde agosto não está sendo cumprida e a grama está tomada pelo mato que esconde a beleza dos canteiros de flores que Celita montou um por um.

“Pintei os troncos das árvores e as pedras do entorno de cada canteiro para deixar tudo no capricho, só que tudo isso está desaparecendo com a falta do corte da grama que, antes dessa parada, era cortada a cada quinzena”, compara Celita. Segundo ela, o marido Claudionor compartilha do mesmo sentimento de frustração. “Ele plantou a maioria das árvores daqui, mas a poda parou de ser feita e alguns galhos estão tocando o fio de luz”, observa.

Cíntia reforça que esse descaso acaba se refletindo na segurança e limpeza do local. “Com a grama em dia, o pessoal respeita mais as regras. Os usuários de drogas começaram a vir aqui em plena luz do dia depois que os agentes da prefeitura deixaram de vir cortar a grama. O mesmo aconteceu com o lixo, mais pessoas passaram a não se importar de jogar cacos de vidro e outros dejetos, apesar de explicarmos para cada novo morador os horários e dias de coleta”, descreve. Ela também reclama da pichação na região. “Não dá 30 dias de intervalo. Gastei R$ 200 nesta semana para reparar a última ação do vândalos”, informa. Ela também instalou câmeras no estabelecimento comercial da família, a fim de identificar os autores.

Celita acrescenta que todo esse descaso pode ter consequências graves, como a proliferação de aranhas e outros animais peçonhentos. “Com as férias chegando, muitas crianças vão ficar ainda mais vulneráveis a serem picadas ou até contaminadas por algum bicho. Já vi até rato”, ressalta Celita.

O departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que a próxima manutenção (incluindo roçada) da Praça Victorino Antônio Boff será realizada até o dia 15 de dezembro.

 

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504