RMC São José dos Pinhais

Remendo, só caseiro

Escrito por Magaléa Mazziotti

Os moradores e comerciantes da rua Agenor Lino de Oliveira, no bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais, há mais de um ano não sabem o que é trafegar por uma rua sem ter que cuidar o tempo todo dos buracos que se multiplicaram na via. A situação é tão crítica que a calçada de uma panificadora virou a “salvação” de boa parte das mais de 700 famílias do condomínio Viver Bosque, que fica no final da rua. E isso vale tanto para carros quanto pedestres, já que a possibilidade de torcer o pé é iminente no local.

O administrador Márcio Roberto Zocollotti, 37 anos,  que mora há três no condomínio diz que nunca viu nem uma máquina tapa-buracos passar para remendar a rua. “Quando me mudei para cá não era tão ruim a pista, porque não havia tantos carros circulando, mas agora, virou um queijo suíço”, observa. Ele garante que a falta de reparo não foi por falta de pedidos protocolados junto ao Fale Conosco do site da prefeitura. “Fizemos até um abaixo-assinado, mas até agora nada foi feito. É a vizinhança que tem improvisado colocando pedra brita e areia nos buracos”, conta.

Eneias: quando chove, fica impossível passar. Foto: Ciciro Back
Eneias: quando chove, fica impossível passar. Foto: Ciciro Back

O zelador Enéias Camilo dos Santos, 46, que vem de carro trabalhar, conta que assim como ele, os motoristas da região acabam gastando mais com a manutenção do veículo, principalmente devido ao desgaste da suspensão.

“Estraga mesmo. E quando chove, aí fica impossível de passar aqui. Pois espirra água nas pessoas, e muitos motoristas param por receio de enfiar a roda no buraco já que não dá para ver nada”, descreve.

Márcio Roberto: virou um queijo suíço. Foto: Ciciro Back
Márcio Roberto: virou um queijo suíço. Foto: Ciciro Back

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Obras de São José dos Pinhais explicou que foi iniciado neste ano o Programa Recap, que tem por objetivo recapear todas as vias com esse tipo de problema até o fim do ano. As obras começaram no Centro e o próximo bairro será o Afonso Pena, incluindo a rua Agenor Lino de Oliveira. A previsão é que os reparos no Afonso Pena iniciem em meados de março. Ainda conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, a demora na realização desse tipo de obra no município se deveu ao longo intervalo entre encerramento do contrato anterior e o novo em vigor, devido aos trâmites licitatórios.

Leia mais sobre São José dos Pinhais

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504