Sítio Cercado

Tudo pela Paixão!

Já é tradição no Bairro Novo. Sexta-feira Santa é dia de encenação da Paixão de Cristo, realizada por um grupo local. Em 2015 o evento chega à sua 16ª edição, consagrado pelos moradores de todos os bairros da região e com uma estrutura que não deixa a desejar para espetáculos profissionais. O número de espectadores é uma prova do sucesso: 12 mil pessoas assistiram a apresentação no ano passado.

O começo, porém, foi diferente. O grupo surgiu na Pastoral da Juventude da Paróquia Profeta Elias com poucos participantes e com a presença do pequeno público que assistia a apresentação realizada em um caminhão que servia de palco na Praça das Tendas. “A gente não tinha estrutura e precisava mendigar pra conseguir o caminhão. Mas foi crescendo, passamos a usar dois e até três palcos e vimos que não tinha como continuar ali, por falta de estrutura”, lembra o coordenador do Grupo de Teatro Arte e Vida, Marcos Antônio Vieira.

Em 2002 as apresentações passaram para a sede da Regional Bairro Novo e hoje o grupo conta com 300 pessoas envolvidas na produção, de todas as idades e profissões, que atuam de forma voluntária. “É muito bom o envolvimento da comunidade. Somos um grupo amador e com grande participação”, comemora o coordenador. No último ano, foram 12 mil espectadores.

Mais do que reunir a comunidade para as apresentações, Vieira destaca o envolvimento na iniciativa, que pode trazer novas oportunidades, especialmente aos jovens. “Hoje o bairro é conhecido pela violência, pelo que acontece de ruim, mas temos muita coisa boa e pessoas boas aqui. E a cultura é um dos meios de mudança. Envolver a criança, o adolescente e o jovem em algo voltado para a arte e a cultura é muito importante. Assim as pessoas conseguem traçar um novo caminho, pensar nas oportunidades e se realizar como pessoa”.

Ensaios

Os preparativos para a apresentação de 2015 já estão a todo vapor. Inicialmente as equipes se reúnem para organizar o trabalho e em seguida começam os ensaios. Além disso, com a estrutura maior, é preciso resolver questões burocráticas e também arrecadar recursos para que tudo aconteça.

“Recebemos ajuda da comunidade, com que ela consegue ajudar, e do comércio. Algumas secretarias também nos ajudam, mas ainda estamos correndo atrás”, explica Vieira. No ano passado, o espetáculo custou cerca de R$ 60 mil. “Temos uma boa estrutura técnica, com o melhor que se pode contratar”, diz.

Interessados em participar da encenação ou colaborar financeiramente podem falar com Marcos Antônio pelo telefone (41) 9615-2689.

Serviço

Paixão de Cristo pelo Grupo de Teatro Arte e Vida
Dia 3 de abril – Sexta-feira Santa, às 20h
Rua da Cidadania do Bairro Novo

Leia mais sobre Sítio Cercado

Confira a galeria de fotos

Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

(41) 9683-9504