RMC São José dos Pinhais

Alternativa desprezada

Escrito por

Moradores e trabalhadores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que transitam diariamente entre Piraquara e São José dos Pinhais estão na bronca com as condições da Avenida Metropolitana, que liga os dois municípios. A via segue o curso de um dos canais extravasores do Rio Iguaçu, ligando a BR-277 à Rodovia Leopoldo Jacomel (PR-415) e cortando os bairros Jardim Ipê e Guraituba.

As condições da avenida estão péssimas. Ao longo de sete quilômetros, a via conta apenas com pouco mais de 500 metros de camada asfáltica. Nos demais trechos não há qualquer tipo de pavimentação e os motoristas, cliclistas e pedestres são obrigados a andar na terra. Em alguns pontos, a lama tomou conta da avenida e com isso apenas tratores e caminhonetes 4×4 conseguem passar. Além disso, não há calçadas e os canteiros foram tomados pelo lixo.

O motorista João Paulo Camargo trabalha em uma das empresas da região. Ele conta que se a Avenida Metropolitana estivesse em melhores condições muitos colegas começariam a utilizar a via. “A Avenida Rui Barbosa é muito movimentada, principalmente nos horários de pico. E tem dia que é complicado passar por lá, mas é o único jeito. Pela Avenida Metropolitana não tem a mínima condição. Se tivesse um pouquinho melhor até dava pra usar, mas não tem jeito”, diz.

O vigia Dorival da Silva, morador da região do Jardim Ipê há 16 anos, costuma passar pela Avenida Metropolitana. Ele conta que vai ao local para passear com os cachorros, mas afirma que está cada vez mais difícil frequentar a região. “Além de muito perigoso, tem muita lama e sujeira. Só venho aqui porque é um lugar calmo pra andar de bicicleta, mas se continuar desse jeito, vou começar a procurar outro lugar”, conta. Seu Dorival ainda alerta pra questão de violência no local. “À noite nem me arrisco a passar por aqui. Nem de carro. É muito perigoso, há muito usuário de droga e uma movimentação suspeita. Não é um lugar pra se vir à noite”, alerta.

Quem procurou a Tribuna para falar sobre as péssimas condições da Avenida Metropolitana foi o leitor Luis Kolz Bicalho. “Poderia ser uma importante via de acesso à BR-277 para os moradores da região e para as pessoas que vêm de Piraquara em direção à rodovia. Se apresentasse condições de tráfego seria de grande importância para desafogar o transito na Avenida Rui Barbosa”, avalia.

Nada de projetos

A prefeitura de Piraquara informou que não nenhum projeto de revitalização do trecho da Avenida Metropolitana, mas disse que enviará uma equipe para realizar os reparos necessários. A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) também informou que não há qualquer tipo de projeto de melhorias da via. Também procurada pela reportagem, a prefeitura de São José dos Pinhais não deu qualquer resposta até o fechamento desta edição.

Comente aqui.

– Você já tentou dirigir pela Avenida Metropolitana?

– Usaria a via se ela estivesse em boas condições?

– Conhece alguma rua que poderia ser melhor aproveitada?

Confira as fotos a Av. Metropolitana.

http://youtu.be/GCUOLA1h4mA

Sobre o autor

(41) 9683-9504