Pinheirinho

Viagem do medo

Escrito por Samuel Bittencourt

A preocupação tomou conta dos passageiros na região sul de Curitiba, principalmente por conta das frequentes ações de ladrões nos ônibus que partem do Terminal do Pinheirinho. Os principais alvos dos bandidos são as linhas Futurama, Fazenda Rio Grande, Interbairros e Circular-Sul.

Só no mês passado, a linha Futurama, que segue até o Umbará, sofreu três arrastões. Após render todos do ônibus, os bandidos, que agem sempre armados,fazem a limpa no caixa do cobrador e em todos os passageiros.

“Sempre ficamos sabendo através dos colegas das regiões mais perigosas, mas nesses assaltos, têm sido caras de pau, entram como passageiro e esperam chegar no bairro. Quando chega a uma altura, eles têm comparsas que acompanham de carro”, explica o motorista Paulo Martin Lamonatto.

Risco

Ônibus que saem do Terminal do Pinheirinho pros bairros e cidades vizinhas sofrem com arrastões. Foto: Gerson Klaina.
Ônibus que saem do Terminal do Pinheirinho pros bairros e cidades vizinhas sofrem com arrastões. Foto: Gerson Klaina.

Apesar de não ter sido assaltado, Paulo conta que o risco é constante para quem trabalha e para os passageiros. “Como saio por volta das 19h, não chego a passar muito por essas situações, mas do pessoal que fica até 1h sempre ouvimos as queixas. Lembro que antes havia mais policiamento, inclusive, abordagem dentro dos ônibus. Mas, ainda assim, sempre há risco”, diz o motorista.

Para a doméstica Célia Regina Vicilli, que pega a linha Futurama diariamente, o jeito é se prevenir. “Quando vou embarcar, não fico com o celular na mão. E tento esconder qualquer coisa que carregue de valor. É complicado trabalhar todo dia e ainda ser assaltado quando voltamos pra casa pra descansar”, comenta.

Policiamento reforçado

Foto: Gerson Klaina.
Trabalho de patrulhamento foi intensificado na região. Foto: Gerson Klaina.

De acordo com a Guarda Municipal (GM), após a série de ocorrências registradas nestas linhas de ônibus, o trabalho de patrulhamento foi intensificado na região. “Durante as últimas semanas, desde que iniciaram os assaltos, passamos a realizar constantes abordagens aos veículos. Em uma ação, inclusive, tivemos uma vítima que reconheceu um assaltante, que foi encaminhado à Delegacia de Furtos e Roubos”, informou o inspetor Frederico Carvalho, diretor da GM.

Leia mais sobre Pinheirinho.

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

(41) 9683-9504