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Curitiba

Consultoria precisa ser cara? Curitibanos apostam no baixo custo e viram referência

Curitibanos usam sua experiência para abrir consultoria de baixo custo e ajudam negócios a prosperarem. Foto: Divulgação
Escrito por Lucas Sarzi

A primeira dificuldade de quem vai abrir uma empresa é saber se a ideia vai dar certo. Como sabemos, tudo é sempre muito caro e, ao procurar uma consultoria, os novos empreendedores esbarram em valores muitas vezes exorbitantes, o que faz muita gente desistir de pagar por uma ajuda. Foi pensando nisso que a startup de Curitiba Start Ponto Com resolveu facilitar o acesso aos futuros empresários, descomplicando um começo de projeto, o chamado Plano de Negócios, que em grande parte é o responsável por fazer com que as pessoas desistam antes mesmo de começarem.

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“A ideia nasceu para permitir que o usuário avalie se a ideia de negócio é viável ou não, tudo de forma descomplicada e online. Isso faz toda a diferença, porque nós passamos um retorno que vem dentro da realidade de investimento de cada usuário, não algo engessado como costumam fazer outras consultorias”, explicou Luiz Lima, que comanda a startup ao lado da responsável pelo marketing Jéssica D’Azevedo e de Alan Correia, especialista em tecnologia da informação.

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O empresário, que é especialista em projetos e planos de negócio, trabalhou por mais de 30 anos no Sebrae e no Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep), atual Fomento Paraná. Ele disse que sempre sentiu a necessidade de facilitar o acesso, pois percebia que era isso que fazia com que muitas pessoas desistissem. “Se você for abrir uma pizzaria e buscar consultorias tradicionais, chegam com valores definidos. Nós vimos que isso não é necessário, porque quando você vai montar a tua empresa, você tem a sua realidade, a sua possibilidade, então havia essa necessidade de adaptar”.

Segundo o empresário, conforme a experiência que adquiriu ao longo dos anos, hoje em dia de cada dez empresas que nascem, quase sete acabam fechando. “Vários consultores dizem que um dos motivos é a falta de recurso, que não tenha feito pesquisa de mercado. Fui tentar descobrir o porquê de a maioria não fazer o plano de negócio, não planejar, e descobri que a maioria não fazia isso por achar que o consultor é caro e aí dificulta para quem está começando”.

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Plano personalizado

Há dois anos no mercado, a Start Ponto Com tem a missão não só de facilitar e personalizar o atendimento, mas também de permitir que as pessoas que não podem pagar caro consigam um trabalho de qualidade. “Nós percebemos que muitas vezes a pessoa prefere investir no estoque e na estruturação da empresa, do que num plano de negócio, simplesmente pelo valor que cobram. É por isso que costumo dizer que a didática de instituições comuns é engessada e utilizam termos técnicos em demasia, que confundem quem vai buscar informação”.

Ao contrário de outros lugares, na Start Ponto Com quem busca atendimento recebe um plano de negócio que se encaixa à sua realidade. “De nada adianta o que é apresentado não ter utilidade prática específica, ser genérico. Já ouvi gente dizendo que quando vai buscar alguma informação é apresentada uma resposta como se ela servisse para todas as empresas”. A promessa da empresa é oferecer um plano de negócios em 20 minutos.

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Mantendo a metodologia de administração, Luiz e seus parceiros têm como missão evitar que a pessoa que vai abrir uma empresa invista errado. “Tem gente que se compromete, gasta o que não pode, e quebra. A maioria monta empresa no achismo. Mas quando a gente puxa a ideia para a realidade, muda totalmente o cenário. É por isso que o nosso objetivo é mostrar para a pessoa o que pode acontecer”.

Sem gastar muito!

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As ideias atendidas pela empresa são várias: vão desde coxinha até cemitério para cachorro. “Isso facilita a tomada de decisão neste momento. E hoje atendemos gente do Brasil todo. A dica que a gente dá é que as pessoas nunca abram um negócio na louca. Na maioria das vezes ele não dá certo não porque é ruim, mas sim porque foi feito no achismo. Procurar um suporte que seja certo para você é a principal arma”, disse Luiz Lima.

O preço para investir numa consultoria costuma ser alto: em alguns casos a pessoa investe até mais de R$ 5 mil, mas na Start Ponto Com a ideia foi deixar o valor baixo também para ser uma ajuda a quem está começando. “Com a nossa plataforma, a pessoa gasta R$ 197,50 ou 5x de 39,50. É um valor baixo. O que nós queremos é motivar que as pessoas descubram um lado empreendedor nelas. A gente vive numa época em que temos que dividir e disseminar o nosso conhecimento, então essa foi a nossa ideia”, explicou Luiz. Acesse o site da empresa e veja mais sobre o trabalho.

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Consultoria necessária

A nutricionista Juliana Ditzel Melo, que já atua há pelo menos um ano no mercado, disse à Tribuna que a Start Ponto Com a impediu de ter um gasto desnecessário. “Eu resolvi procurar a empresa porque estava com uma dúvida bem séria: não sabia se montava um consultório só meu ou se alugava uma sala para continuar atendendo os pacientes”, disse.

Segundo a jovem, a partir do atendimento que recebeu da empresa de consultoria, teve a visão do que seria mais indicado para o momento. “Eles me mostraram, a partir dos dados que coloquei, quanto eu gastaria em quatro anos com ambos os lados. Nesse momento, tive a visão de que meu lucro seria maior se eu mantivesse um aluguel de uma sala, do que se eu montasse um consultório. Eles impediram que tivesse um gasto desnecessário no momento”.

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Juliana comentou que a utilização da plataforma é muito simples e chega a ser até intuitiva. “O site por si só é bem didático, se você tem dúvida, ele mesmo te ajuda a esclarecer. Quando a gente tá começando, sempre ficamos cheios de dúvidas e a empresa me ajudou muito nesse momento. Mostraram o que seria melhor para mim e impediram que eu acabasse fazendo loucura no orçamento”, avaliou a nutricionista.

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Sobre o autor

Lucas Sarzi

Jornalista formado pelo UniBrasil.

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5 Comentários em "Consultoria precisa ser cara? Curitibanos apostam no baixo custo e viram referência"


Carlos Gomes
Carlos Gomes
1 mês 1 dia atrás

Rsrsrsr não é nada engessado e a pessoa tem um plano de negócios em até 20 minutos? Conta outra, tá é com cara de propaganda disfarçada (nada contra tribuna ganha com isso mas o feio e dizer que é uma matéria de verdade). Para ter um resultado assim rápido é um app desenvolvido que ajusta o plano de acordo com respostas padrão (ou analista ajusta para um padrão para gerar relatório).

Mário
Mário
29 dias 17 horas atrás

Precisam de merchan pra sustentar a casa

Dr.Master
Dr.Master
1 mês 1 dia atrás

Lucas , matéria parece informe publicitário! Que vergonha

Dr.Master
Dr.Master
1 mês 1 dia atrás

You get what you Pay !

CAP MAIOR DO PR
CAP MAIOR DO PR
1 mês 1 dia atrás

Show de bola. Inovação é tudo

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