enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

Curitiba

Cine Passeio, em Curitiba, tem sala de filmes que pode ser alugada!

Novo cinema de Curitiba, o Cine Passeio resgata a cultura de cinemas de rua da cidade. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Escrito por Lucas Sarzi

Já pensou em passear pela Rua XV, fazer umas compras e depois disso terminar o dia assistindo a um bom filme? Era assim que muita gente fazia quando os cinemas de rua eram uma das poucas e mais importantes atrações para os curitibanos. Você sabia que, por exemplo, o Palácio Avenida foi construído para ser um cinema, que funcionou até meados da década de 60? Junto com pelo menos outros sete cinemas, alguns que surgiram na mesma época e outros que vieram depois, o Cine Avenida ajudou a formar o que foi chamado de Cinelândia Curitibana e hoje em dia conhecemos como Boca Maldita. Confira abaixo uma promoção especial para os leitores da Tribuna do Paraná!

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A história dos cinemas de Curitiba, que passa por nomes como Cine Palácio, Guarani, Ópera, Odeon, Groff, Luz, Plaza, Astor e muitos outros, é muito longa e começou na década de 30. Apesar disso, com o surgimento dos shoppings, estes complexos feitos somente para exibição de filmes foram ficando para trás e hoje quase não existem mais. Isso se não fosse pelo presente que Curitiba ganhou neste ano, com a criação do Cine Passeio.

+Caçadores! Loja em Curitiba é referência em artigos antigos. Conheça!

Prédio onde fica o Cine Passeio foi construído na década de 1930 para abrigar repartições do Exército. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Prédio onde fica o Cine Passeio foi construído na década de 1930 para abrigar repartições do Exército. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Localizado um pouco mais a frente de onde antes funcionava a maioria dos outros cinemas, mas ainda assim na região central de Curitiba, o Cine Passeio não só é um convite para um bom filme, como também se tornou uma imersão em nossa própria cultura, numa verdadeira viagem ao passado da cidade. Além das duas salas de cinema que foram montadas, a Ritz e a Luz, também permite que o público conheça um pouco da história das antigas salas curitibanas.

Mesmo com a tecnologia necessária de atualmente, já que tudo na nova estrutura foi planejado para ser moderno, o Cine Passeio tem aquele “quê” de antigo todo especial. Isso não só por conta dos nomes das duas salas de cinema, mas também pela estrutura do prédio e, por exemplo, as cadeiras que remetem às poltronas usadas no passado.

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

“O Cine Passeio nasceu com a proposta de resgatar os cinemas de rua. Curitiba perdeu no início dos anos 2000 as duas salas, Ritz e Luz, e por isso resolvemos recuperar isso agora, num novo formato, repaginadas e num complexo moderno, que restaura também a história da edificação”, comentou Marino Galvão Junior, diretor do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), responsável pelo Cine Passeio.

Cinema de rua em prédio histórico

O local onde fica o novo cinema de rua foi um imóvel importante para a cidade, construído em meados da década de 1930 para abrigar setores administrativos do Exército e assim funcionou até aproximadamente o final da década de 1990. A restauração preservou as características externas. Parte da estrutura de alvenaria, junto com divisões internas e portas, foram recuperadas.

+Caçadores! Mercado de produções audiovisuais ganha espaço em Curitiba

Com capacidade para 90 pessoas em cada sala, o cinema de rua de Curitiba passou a ser também um importante ponto de cultura da sétima arte já que o complexo traz outras atividades. No terraço, foi montada uma área destinada a projeção de filmes ao ar livre e um espaço para festas, mas é no subsolo que fica uma das partes mais interessantes do Cine Passeio.

Alugue uma sala!

Além de uma área dedicada às ações de formação, que recebeu o nome de Espaço Valêncio Xavier, homenagem ao escritor, cineasta e criador da Cinemateca de Curitiba, falecido em 2008, o subsolo também tem um coworking público, para atender a necessidade de pequenos e microempreendedores, e uma sala para lá de especial, que deixa evidente a preocupação da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em unir o antigo ao moderno.

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

Denominada como Passeio On Demand, a sala é especifica para o consumo de conteúdo digital onde quem manda é o usuário. Neste espaço, que foi montado para ser alugado por períodos, você leva a sua conta de alguma plataforma, como Netflix e YouTube, por exemplo, e assiste como quiser, com quantos amigos preferir.

“Você faz a reserva e programa o conteúdo que mais lhe agradar, seja ele streaming, pendrive ou até mesmo DVD ou blue-ray. É uma forma de trazer o público ao cinema, mas não só para as sessões regulares e sim numa sala que pensa nos tempos atuais, em que a gente consome muito audiovisual, mas carregamos o conteúdo em nosso celular”, explicou Marino Galvão Junior.

A criação da sala foi pensada para levar conexão às pessoas. “Justamente para unirmos o cinema com a forma que se consome audiovisual nos dias de hoje. Além disso, também pode ser um espaço para testar produções, já que Curitiba tem um grande número de profissionais que podem testar seus materiais numa TV com qualidade superior e ver como ele vai funcionar”.

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

Bora lá?

Para reservar, é só acessar o site e navegar até a parte de agendamento. A sala ‘Passeio On Demand’ pode ser usada por um período de 2h30, 5h ou 8h, com o preço partindo de R$ 80 para quatro pessoas por 2h30. E se você acha que é só para filmes e séries, se engana: também pode fazer um aniversário, mas claro, numa festa mais reservada, já que a capacidade máxima da sala é para até 12 pessoas. A sala tem até um telefone, que funciona para ligar para o café do Cine Passeio e fazer o pedido da comida que preferir do cardápio.

Tem promoção na área!

Pensando nos leitores, a Tribuna do Paraná está sorteando um convite para você levar mais cinco acompanhantes para utilizar o espaço Passeio On Demand por cinco horas. A sessão quem faz é você. Curtiu? Para participar da promoção é bem fácil: acessa o post da promoção no Facebook e cumpra com os três pedidos do texto. O sorteio vai até próxima sexta-feira (05/07), às 10h e o resultado sai às 14h do mesmo dia. Boa sorte!

Loja em Curitiba é referência em artigos antigos. Conheça!

Sobre o autor

Lucas Sarzi

Jornalista formado pelo UniBrasil.

Deixe um comentário

avatar

3 Comentários em "Cine Passeio, em Curitiba, tem sala de filmes que pode ser alugada!"


Clayton Bestwina
Clayton Bestwina
22 dias 12 horas atrás

Muito bom!

Gabriela Moraes
Gabriela Moraes
22 dias 15 horas atrás

A promoção para os leitores vai ser igual a promoção das câmeras (surfview) que até hoje não ativaram meu cadastro?

Jack Bouer
Jack Bouer
22 dias 19 horas atrás

Sensacional!! Pena que logo vem os do contra achar defeito…

wpDiscuz
(41) 9683-9504