Curitiba

Contorno fatal!

O término das obras no Contorno Norte, há pouco mais de seis meses, trouxe uma espécie de novidade aos motoristas que não estão acostumados com a nova disposição da terceira faixa na rodovia. Em aproximadamente 20 quilômetros da PR-418, entre Curitiba e o acesso a Almirante Tamandaré, são três pontos com pista adicional para ultrapassagens nos dois sentidos. Porém, a combinação entre falta de costume em relação à posição da terceira faixa com a imprudência dos motoristas causou, desde o começo do ano, 22 acidentes, com três vítimas fatais e 13 feridos, conforme levantamento da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

No Contorno Norte, a faixa para ultrapassagens é aberta à esquerda, enquanto nas demais rodovias a faixa adicional localiza-se à direita. O perigo está no retorno à faixa única, já que muitos motoristas não conseguem fazer a ultrapassagem a tempo e acabam freando repentinamente (causando engavetamentos) ou invadindo a pista contrária. Em menos de uma hora, os Caçadores de Notícias flagraram dez situações de risco envolvendo os pontos de retorno da faixa adicional.

“Acho que planejaram errado, afunilaram a pista ‘para fora’, mas acho que tinha que ser ‘para dentro’. E é na hora da volta que dá acidente”, afirma o ferreiro e soldador Wilson Furlan, 33, que trabalha em uma oficina nas margens da rodovia. Ele conta que já contabilizou pelo menos três acidentes no local, a maioria envolvendo carreteiros. Para a dentista Rosiclea Cristina A. Sibut, 46, que passa frequentemente pelo contorno, a mudança causou confusão, principalmente logo após o término das obras. “A gente acostuma, mas quem não conhece tem problemas”, avalia ela, que também destaca a melhoria no asfalto.

Regular

De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER), a disposição da faixa adicional segue o que é estabelecido pelo Conselho Nacional de Transito (Contran). O órgão explica ainda que a medida foi tomada considerando o espaço físico da rodovia e que há sinalização orientando os motoristas. Apesar de não ter recebido nenhuma reclamação formal sobre a situação, o DER irá enviar um engenheiro para analisar o local e verificar possíveis medidas a serem tomadas.

Preferência pros caminhões

O subcomandante da 1ª Cia do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, tenente Flares Frederico Boell, destaca que os motoristas devem ser prudentes nas ultrapassagens. “Muitos querem aproveitar a pista adicional até o final, mesmo sem veículos à direita. A orientação é usar a pista da direita normalmente”, alerta ele, que reforça a função da pista adicional apenas para ultrapassagens.

Ele explica ainda que a disposição da faixa adicional comporta melhor o fluxo de veículos leves e pesados que trafegam pelo Contorno Norte diariamente. “É mais fácil um veículo leve achar uma vaga no retorno à faixa do que um veículo pesado, como um caminhão. A rodovia tem a característica de ter mais veículos leves e rápidos, então a preferência é para os mais pesados e lentos, que teriam mais dificuldade de acessar a pista”, explica.

 

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– Você já teve dificuldades com as ultrapassagens no Contorno Norte?

– Já presenciou algum acidente no local?

– O que deve ser feito pra deixar o trecho mais seguro?

Sobre o autor

Carolina Gabardo Belo

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