Curitiba

Aroma de sucesso

O desejo de ter uma empresa antes dos 30 anos de idade, há três anos se transformou em realidade para o casal de curitibanos Daiana Vargas e Hélder Wosniak, que apostaram no segmento de cosméticos e aromatizadores de ambientes para criar empresa Aroma do Corpo, no final de 2011. Os aromas, aliás, não estão apenas no nome da marca, mas também em toda a concepção e desenvolvimento de cada produto concebido pelo casal, que faz questão de escolher, testar e combinar cada uma das essências trabalhadas para os diversos produtos, de sachês a óleos esfoliantes, passando por neutralizadores de odor.

A biodiversidade brasileira, somada aos princípios ecológicos e de qualidade de vida, também serviram para compor a identidade de cada lançamento do casal, que hoje conta com dezenas de itens, mas que começou com a bucha com sabonete vegetal. “A bucha com sabonete vegetal foi criada a partir de um presente trazido de Manaus (AM) pela mãe de Hélder. Um produto incomum, assim como boa parte do que oferecemos”, recorda Daiana.

Na época, ela trabalhava com treinamentos à distância e o companheiro, com bombas hidráulicas, mas ambos queriam mais. “Desde o início do nosso namoro, em 2008, algo me dizia que iríamos ter sucesso juntos e a bucha despertou para a grande sacada, de investir na produção de cosméticos artesanais, que reunissem os princípios de quem busca saúde e respeita o meio ambiente, ou seja, uma vida com mais qualidade”, afirma.

Daiana conta que, pesquisando na internet, conseguiu elaborar a bucha com sabonete. “Sempre fui de ir atrás para aprender a fazer as coisas, mas o resultado ficou tão bom que comecei a vender entre os amigos”, explica.

Mais adiante, Hélder deixou o emprego e eles chegaram ao consenso de que era hora de investir no sonho. Com um capital de R$ 10 mil, os conhecimentos de Hélder, que cursou administração, e de Daiana, que é designer, o casal estruturou todo o negócio e a identidade visual da marca e começou a produzir e participar em feiras do Instituto Municipal de Turismo. “Também contratamos um químico para orientar a produção”, conta a empresária.

Foi somente no início de 2013 que eles conseguiram um espaço na Feira do Largo da Ordem. “Não havia nada parecido na Feirinha. Acho que isso que ajudou, além de entregar um projeto bem estruturado”, diz Daiana.

Com eles, os frequentadores da Feirinha passaram a ser surpreendidos com uma combinação de perfumes diferenciados que vão do damasco, presente em óleos e sabonetes, até o cheiro do bambu, um dos carros-chefes na linha de aromatizadores de ambientes.

Também na loja virtual

Em novembro de 2013, o casal criou uma loja virtual para comercializar os produtos (www.aromadocorpo.com.br). De tudo que é comercializado entre a feirinha do Largo e o site, Curitiba responde por 30%. “São Paulo e Minas Gerais consomem muito da nossa produção”.

O neutralizador de odor é um dos sucessos de vendas. Segundo Daiana, o produto surgiu de uma demanda pessoal. “Depois que tive filho, senti que suava muito nos pés e não achava uma solução eficiente. Foi então que encomendei para o nosso químico um neutralizado para os pés e axilas. E o produto é o líder de vendas”, comenta.

O marido afirma que é do neutralizador um dos comentários mais inusitados que eles já receberam. “Uma cliente escreveu dizendo que mudou a vida dela e as relações com os outros. O neutralizador melhorou a confiança dela, que se sentia desconfortável com o próprio cheiro”, afirma.

É de praxe do casal solicitar aos clientes que comentem sobre os produtos comprados. “Não quero que meus produtos sejam de uma venda só, por isso que a feira é importante para esse contato com cada consumidor. E, até agora, os feedbacks são muito positivos”.

E os planos para a Aroma do Corpo não param por aí. Eles projetam a médio prazo ter loja própria em um padrão que permita, mais tarde, o desenvolvimento de franquias.

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– Já sentiu vontade de abrir seu próprio negócio?

– Você costuma dar preferência a produtos artesanais? E ecológicos?

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Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

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