Curitiba

Ao trabalho!

Escrito por Raquel Derevecki

Há dois anos procurando emprego, Juliana Balduíno, de 38 anos, começou 2017 esperançosa. Depois de se candidatar a uma vaga como zeladora, ela realizou a entrevista na manhã de ontem e aguarda o resultado. “Estou desempregada desde que ganhei minha filha e tem sido difícil para conseguir alguma coisa, mas me preparei para essa entrevista e sei que agora será diferente”, afirmou.

Marcio está desempregado há um ano e vive de 'bicos'
Marcio está desempregado há um ano e vive de ‘bicos’

Assim como ela, o motorista de ônibus Márcio Luiz também decidiu procurar a Agência do Trabalhador, no Centro de Curitiba, para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. Pai de três filhos e desempregado há um ano, ele tem realizado diversos “bicos” para manter a família. “Ouvi dizer que as empresas não estão contratando, mas espero que não seja verdade porque quero muito conseguir um trabalho com carteira assinada”, disse o candidato, de 45 anos.

Segundo Rafael Santos, gerente da agência, Márcio procurou a instituição na hora certa, pois muitas empresas deixam para abrir vagas nas primeiras semanas de janeiro. “Ao invés de contratarem em dezembro, quando há férias coletivas e feriados, os empresários aguardam o início do ano. Então, é nesta época que são feitas as reavaliações no quadro de funcionários e as ofertas de emprego aparecem. Inclusive, muitas vagas têm surgido e, no mesmo dia, já têm sido preenchidas”.

De acordo com ele, o sistema de vagas abrange Curitiba e todas as cidades da região metropolitana, o que também facilita a procura, já que a pessoa pode abraçar uma oportunidade em outro município.

Foto: Gerson Klaina
Gerente da agência, Rafael Santos, diz que o começo do ano é a melhor época para procurar emprego. Foto: Gerson Klaina

A busca por um lugar no mercado de trabalho é incessante já que os números do desemprego são alarmantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem atualmente 12 milhões de desempregados. No Paraná, a base de dados de agosto de 2016 apontava que 500 mil pessoas estavam sem trabalho. Desse total, 165 mil estão em Curitiba e região metropolitana, sendo 109 mil apenas na capital.

Como se candidatar a uma vaga

Quem está em busca de um emprego deve procurar uma das 15 agências existentes na capital e na região metropolitana portando seus documentos pessoais a fim de efetuar o cadastro inicial e ter acesso às vagas disponíveis.

No entanto, deve atentar para os horários de funcionamento e distribuição de senhas nos estabelecimentos. “Aqui na agência central, por exemplo, você não precisa chegar de madrugada, pois todas as pessoas que estiverem na fila às 7h30 receberão sua senha e serão atendidas”, garantiu o gerente. O mesmo acontece às 13h30, quando novas senhas são distribuídas.

Foto: Gerson Klaina
Foto: Gerson Klaina

Além disso, vale ressaltar que a espera não é tão longa, pois quase 100 pessoas são atendidas por hora na agência. “Como temos recebido muitos candidatos, decidimos aumentar o número de atendentes esta semana e, dependendo da situação, também estamos distribuindo senhas em outros horários porque não queremos que ninguém desista e vá embora”.

Com essa senha em mãos, candidatos como Aliciane Machado, 21, efetuam o cadastro e recebem um código de acesso por e-mail para acompanhar as vagas disponíveis sem sair de casa. Assim, é possível economizar tempo e dinheiro, pois o trabalhador consegue reservar a vaga online e ainda para ligar na empresa e agendar o melhor horário para participar do processo seletivo. “Eu já vim pronta pra fazer a entrevista. Se der certo, será meu primeiro emprego. Estou com um frio na barriga”, confessou a jovem.

Seja vendedor de si mesmo!

De acordo com a psicóloga e coach de carreira Lana Bluhm Zak, esse nervosismo é normal. Por isso, ela sempre orienta os candidatos a se prepararem bem e mostrarem seus diferenciais. “Você precisa se vender, ou seja, apresentar um currículo atrativo e realizar a entrevista motivado, sabendo que aquele emprego é pra você”.

A psicóloga Iana explica que um currículo bem preparado, aumentam as chances de seguir para a entrevista.
A psicóloga Iana explica que um currículo bem preparado, aumentam as chances de seguir para a entrevista.

A melhor maneira de fazer isso, segundo ela, é seguindo algumas dicas simples. “Na hora de fazer o currículo, coloque como objetivo de carreira o que for mais forte em toda sua experiência. Além disso, prepare uma síntese profissional que mostre de maneira sucinta o profissional que você é. Depois disso, apresente sua graduação, experiência, os cursos complementares que já realizou e idiomas que fala”.

Com um currículo bem preparado, aumentam as chances de seguir para a entrevista. Por isso, assim que o horário for agendado, o preparo deve começar. “Pesquise a respeito da empresa na qual você quer trabalhar e, principalmente, lembre-se que você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”, pontuou a psicóloga.

Oportunidades

Sabendo como se portar diante da oportunidade, basta buscá-la a partir de agora, pois a Agência do Trabalhador oferece centenas de vagas em diversas áreas. “Temos opções para homens e mulheres com todos os graus de escolaridade e sem limite de idade também”, comentou o gerente Rafael.

Entretanto, ele informa que a maioria das vagas exige Ensino Médio completo.“Então, nós sempre aconselhamos os candidatos a completarem os estudos e também buscarem capacitação porque já tivemos muitos casos em que a vaga exigia experiência, mas o candidato com um curso naquela área conseguiu concorrer”.

Serviços oferecidos

Foto: Gerson Klaina
Agência do Trabalhador oferece centenas de vagas em diversas áreas. Foto: Gerson Klaina

Segundo ele, a agência possui parceria com uma Escola de Informática, que oferece aulas gratuitas uma vez por mês, realiza palestras de empregabilidade para orientar os candidatos o preparo do currículo e ainda possui o atendimento com psicólogo para ajudar os trabalhadores que sentem dificuldade nos processos seletivos.

Para utilizar os serviços, basta entrar em contato com a instituição, localizada na Rua Pedro Ivo, 744, no Centro de Curitiba. Mais informações no site www.trabalho.pr.gov.br.

Sobre o autor

Raquel Derevecki

(41) 9683-9504