enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

CIC

Praça pra quem?

Matagal toma conta das quadras e parquinhos e não deixa moradores utilizarem local que deveria ser reservado ao lazer. Foto: Gerson Klaina
Escrito por Eduardo Santana

Dois espaços públicos no Conjunto Oswaldo Cruz I, na Cidade Industrial de Curitiba, estão gerando preocupação e medo entre os moradores da região. Uma praça, localizada na Rua Paulo César de Araújo Kalil, ao lado do Colégio Estadual Dirce Celestino do Amaral, e um jardinete, cravado entre as ruas Fausto Pereira e Hugo Miró, estão em completo estado de abandono. Nos dois pontos, o mato está tomando conta das estruturas de lazer e o lixo acumulado atrai insetos e gera mau cheiro no bairro.

Além das más condições, os espaços se tornaram pontos de encontro para consumo de drogas e bebidas alcoólicas. A situação vem irritando a vizinhança, que evita circular pelos locais temendo assaltos e outros tipos de situações desagradáveis. O aposentado José Gomes, de 72 anos, afirma que a praça ao lado do Colégio Estadual Dirce Celestino do Amaral está abandonada há alguns meses. “Eu nem lembro quando foi a última vez que as equipes da prefeitura vieram ao local para dar uma geral na praça. O mato tomou conta de tudo. Até a cancha de areia foi tomada por capim. Com isso, o pessoal aproveita pra jogar lixo nos cantos”, reclama.

Seu José também conta que o acúmulo de resíduos em diversos pontos da praça faz com que insetos tomem conta das ruas e casas do bairro. “É só andar por aí que você vai ver baratas e outros bichos andando pelo chão. Em casa pude notar que há mais bichos do que o de costume”, lembra. Evaldo Olcha, de 70 anos, mora no bairro há mais de 40 anos. Ele conta que a má conservação das praças da região do Conjunto Oswaldo Cruz I facilita a ação de bandidos na região. “Como há muito mato, a bandidagem tem onde se esconder após cometer os assaltos. Além disso, eles usam as praças pra usar droga. A região está abandonada”, ressalta.

O aposentado Pedro Ferreira é morador do bairro e também lamenta as más condições das praças da região. “Os garotos são obrigados a jogar bola no meio do mato”, conta o morador. Ele ressalta que a única área conservada do local é a academia ao ar livre na praça ao lado do Colégio Estadual Dirce Celestino do Amaral. “Venho aqui todos os dias e só consigo usar os aparelhos de ginástica”, revela Ferreira.

Roça agendada

Por meio da assessoria de imprensa, o Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, órgão da Prefeitura responsável pela conservação dos locais, informou que as praças mostradas nesta reportagem têm manutenção prevista para a próxima semana, o que inclui a limpeza e roçada da área.

Comente aqui.

– Como estão as praças, parques e jardinetes do seu bairro?

-Você usa ou leva seus filhos a alguma praça?

– Você já fez alguma solicitação ou reclamação à prefeitura? Foi atendido?

Sobre o autor

Eduardo Santana

Eduardo tem 33 anos, é jornalista desde 2003 e fã de Slayer. E-mail: esantana@tribunadoparana.com.br Twitter: @santanation

Deixe um comentário

avatar

11 Comentários em "Praça pra quem?"


EDEN
EDEN
5 anos 3 meses atrás

Entendo perfeitamente as reclamações aqui postadas. Sou funcionário da Prefeitura há 25 anos e sempre trabalhei com atendimento ao público. Moro na região do CIC e estou disposto a saber mais dos problemas da nossa região. Então os residentes nos bairros CIC, Riviera, Augusta e São Miguel, acessem o Blog:
ciceregiao.blogspot.com.br. Quero tentar de alguma forma facilitar as informações a esses cidadãos.

João Márcio
João Márcio
5 anos 4 meses atrás

Não é só na região sul. Em toda Cuitiba está assim. Até em bairros de classe média alta. Trabalho em frente à praça do Batel e ela está há meses sem manutenção. O chafariz está vazio e todo quebrado. Virou ponto de desocupados. O Freut disse que recebeu a prefeitura com dívidas. Mas não tem dinheiro nem para manutenção básica? Difícil acreditar. Parece mais incompetência mesmo da equipe Fruet/PT.

Andréia Vieira
Andréia Vieira
5 anos 4 meses atrás
Sou, curitibana, da periferia, infelizmente perdi a esperança de ver minha cidade limpa, estou dizendo na aparência, pois a corrupção já dominou. Andando pela cidade só se vê mato e lixo acumulado, a praça Rui Barbosa que é um marco da nossa cidade está servindo como usina de reciclagem, ao passar por ela me espantei em ver tanto, plástico, papel, garrafa, papelão no gramado central. Isso tudo fora os moradores/drogados que fazem dali seu lar,. Essa é a cidade que temos, duvido que o prefeito não tenha conhecimento disso tudo, o que falta é vontade de trabalhar, pois se não… Leia mais »
fran
fran
5 anos 4 meses atrás

façam um mutirão e limpem, nao vai arrancar pedaço de ngn… seja cidadão……
assim como a frente da sua casa vc limpa, vai la na praça e maos a obra

Airton Luiz Moraes
Airton Luiz Moraes
5 anos 4 meses atrás

É uma vergonha o estado de abandono de nossa regão,isto que a praça da reportagem,situa-se na rua principal,imagine como se encontra as demais regiões do bairro.

Silvana Silva
5 anos 4 meses atrás
E AÍ FRUET VAI QUERER SER REELEITO NO PRÓXIMO MANDATO ?????? PORQUE VOCÊ NÃO ESTÁ FAZENDO NADA PELA REGIÂO SUL ESTAMOS NUM TOTAL ABANDONO; POSTOS DE SAÚDE: O ATEND É PRECÁRIO E NÃO TEM REMÉDIO DISPONÍVEL; ONIBUS: NOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS É COMPLICADO; FOI RETIRADO O BIARTICULADO E COLOCADO UM ONIBUS PEQUENO NALINHA A CADA 45 MIN. NO MINIMO, REALMENTE ESTAMOS PERDENDO PRÁ REGIÃO METROPOLITANA , QUE TÊM “ONIBUS COM CONEXÃO NOS TERMINAIS DE CURITIBA ” A CADA 15 MIN (EX:FAZENDA RIO GRANDE) PRAÇAS ??? NEM TEM !!! SÓ SE VÊ MATO..!!!!! PELO AMOR DE DEUS FAÇA ALGUMA… Leia mais »
Silvana Silva
Silvana Silva
5 anos 4 meses atrás
E AÍ “PREFEITO FRUET”??? VAI QUERER SER REELEITO NO PRÓX MANDATO ??? PORQUE VC NÃO ESTÁ FAZENDO NADA PELA REGIÃO SUL…..!!! ESTÁ TUDO NUM TOTAL ABANDONO ,INCLUSIVE O BAIRRO STA RITA E JD ORDEM. POSTOS DE SAÚDE ATEND PRECÁRIO E SEM REMÉDIO , ONIBUS NOS FINAIS DE SEMANA É COMPLICADO ,FOI RETIRADO DE CIRCULAÇÃO O BIARTICULADO E COLOCADO NO LUGAR UM PEQUENO A CADA 45 MIN NO MINIMO ,ESTAMOS PERDENDO PRA REGIÃO METROPOLITANA “QUE FAZ CONEXÃO NOS TERMINAIS DE CURITIBA”, QUE TÊM ONIBUS BIARTICULADO A CADA 15 MIN (EX: FAZENDA RIO GRANDE ) . E PRAÇAS ….. NEM TEM SÓ… Leia mais »
GERSON PRCHIBILISKI
GERSON PRCHIBILISKI
5 anos 4 meses atrás

NO CONJUNTO NOSSA SENHORA DA LUZ FIZ UMA RECLAMAÇÃO PARAA PREFEITURA ROÇAR A PRAÇA CENTRAL POIS TINHA MUITO MATO,. OK A PREFEITURA ROÇOU SO QUE NO LOCAL NAO EXISTE LIXEIRAS PUBLICAS, ENTA O LIXO SE ACUMULA PELA PRAÇA.,JA FIZ ATE PEDIDO AQUI NO PARANA ONLINME PRA IR LA E VER QUANDO TINHA MATO, MAS ACHO QUE A FAMA DO CONJUNTO NAO ENCORAJOU OS REPORTERES, MESMO TENDO UM MODULO DE POLICIA NA PROPRIA PRAÇA.

Cristian Sebastian Vitaca Ramassotte
Cristian Sebastian Vitaca Ramassotte
5 anos 4 meses atrás

Bom dia

Aproveitando a matéria gostaria que vocês fizessem uma matéria falando do lixão da rua Schirlei Solange Mantovani, próximo ao hospital ao Hospital Santa Cruz ,pois o lixo está tomando conta da rua dificultando a passagem de veículos.

Maria Lidia de Lima
Maria Lidia de Lima
5 anos 4 meses atrás

Gostaria de fazer um comentario, sobre praça 08 na CIC o mato esta tomando da mesma, agradeceria se desse uma atenção para as outras 11 praça na Vila Nossa Senhora da Luz. ….

wpDiscuz
(41) 9683-9504