CIC

Perigo na pista!

Moradores e trabalhadores da região da Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), reclamam da falta de segurança para atravessar o Contorno Sul no trecho entre as fábricas da New Holland e da Bosch. No local, apenas uma lombada eletrônica reduz a velocidade de caminhões, motos e carro que trafegam pela via diariamente. No entanto, quem é obrigado a fazer a travessias para chegar ao trabalho ou pegar o ônibus, afirma que o dispositivo é insuficiente para garantir uma travessia segura aos pedestres.

O chefe de produção Ezequias Cambuhí de Oliveira tem 58 anos e trabalha há doze no local. Ele conta que já perdeu as contas dos atropelamentos que já testemunhou no trecho. “Já muitas vidas serem perdidas aqui. Por várias vezes estava vindo trabalhar e dei de cara com um corpo coberto por jornal”, conta.

O trabalhador afirma que é obrigado a atravessas o Contorno Sul pelo menos cinco vezes por dias e que em todas as travessias assume correr risco “Sou obrigado a fazer isso. Por trabalhar nas duas fábricas grandes que têm aqui, tenho que ir vir ao longo do dia e sempre tenho que correr pra conseguir atravessar. Nunca é tranquilo, mas até hoje nada me aconteceu. Espero que continue assim”, afirma.

Passarela

Para a auxiliar de produção Cintia de Souza, que percorria o local para distribuir currículos nas empresas vizinhas, é preciso instalar uma passarela para oferecer segurança a moradores e trabalhadores da região. “Apenas o radar não adianta. A lombada eletrônica faz os carros passarem a 60 km/h, o que é rápido. Só uma passarela pode resolver isso”, ressalta.

Os torneiros mecânicos Saulo Ramos da Silva e Jackson Rabello, que também estavam distribuindo currículos nas indústrias do bairro, contaram aos Caçadores de Notícias que andaram mais de dois quilômetros em busca de uma passarela pra fazer a travessia tranquila. “Não vimos nada e então tentamos a sorte próximo a uma lombada eletrônica. Mesmo assim demoramos quase 10 minutos pra atravessar”, diz Saulo. “Não entendo como não construíram uma passarela próximo de duas grandes empresas”, completa Jackson.

Sem previsão

Segundo a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), nas obras de revitalização do Contorno Sul, anunciadas pela presidente Dilma Rousseff em sua última visita à Curitiba, em maio, estão incluídas a construção de cinco passarelas ao longo dos 14,5 quilômetros da rodovia. No entanto, o órgão informou que não há previsão para o início das obras.

 

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