CIC

Medo em alta

Escrito por Samuel Bittencourt

Durante os últimos 15 anos, o loteamento Vitória Régia, na Cidade Industrial, cresceu em número de moradores e também problemas de falta de segurança. Uma realidade muito diferente daquela encontrada pelos primeiros moradores, quando os lotes ainda estavam à venda.

Só na primeira semana de maio, dois veículos foram roubados em pleno dia. A ação dos bandidos ocorreu na divisa entre a CIC e o Tatuquara, à beira de uma horta comunitária. “Estava cuidando de minha horta, quando percebi que alguém saiu arrancando com o carro. Até brinquei que os amigos dele eram agressivos, depois que percebi que se tratava de um roubo”, lembra o aposentado José Jadir Favile.

Saudade

Em 2004, havia serviço de vigilância e monitoramento por câmeras mantido pelo extinto Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). “Antes não tínhamos muitos problemas com assaltos ou roubos, mas a região cresceu e se tornou visada. O principal causador tem sido o número absurdo de dependentes de drogas que praticam roubos para manter o vício”, argumenta o presidente da Associação de Moradores Vitória Régia, Luiz Carlos Mattos.

Uma das principais preocupações no Vitória Régia tem sido a falta da efetividade do policiamento. “Aqui, somos atendidos pelas viaturas da UPS Vila Verde, mas não é suficiente. O assaltante rouba, agride e até mata, e a polícia apenas comparece depois para registrar o que ocorreu”, reclama.

Leia mais sobre CIC.

Sobre o autor

Samuel Bittencourt

(41) 9683-9504