Centro

Estação transtorno

Escrito por Paula Weidlich

Há quase um ano, uma estação-tubo desativada traz transtornos para comerciantes e pedestres na Rua Desembargador Westphalen, entre a Rua André de Barros e a Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro de Curitiba.  As reclamações são por conta da falta de segurança, sujeira e do prejuízo às lojas, que têm suas fachadas escondidas pelo tubo.

“Desde março de 2015, este tubo que antes era movimentado com a linha Araucária-Curitiba, está assim. Agora, além dos clientes não enxergarem nossa loja, temos que conviver com o lixo, os ratos e o perigo trazido pela falta de segurança. Temos que cuidar com os assaltos antes de abrir e durante o expediente, e ainda lavar as portas da loja, que costumam amanhecer com urina, vômito e até fezes humanas”, relata a vendedora Maria Zilma Fernandes, 54 anos, que trabalha na região.

Foto: Felipe Rosa
Maria: “Temos que conviver com o lixo, os ratos e o perigo trazido pela falta de segurança” Foto: Felipe Rosa

Dona de um restaurante na mesma quadra, a empresária Janaína de Sousa, 38, também sofre com a situação. “Este tubo desativado incomoda muito. Tem ‘maloqueiros’ se escondendo ali e eles aproveitam que o tubo não está funcionado para se abrigar, dormir e até fazer suas necessidades. É uma pena, se o tubo estivesse funcionando seria muito melhor. Espero que as autoridades coloquem outra linha no lugar ou retirem a esta estrutura do meio da calçada. Hoje esse tubo só traz incômodo e prejuízo”, desabafa.

Outra linha

Foto: Felipe Rosa
Há projeto para que o tubo volte a funcionar em breve. Foto: Felipe Rosa

Segundo a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), a estação era utilizada pela linha metropolitana Araucária e foi desativada porque a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) cortou o trajeto dos ligeirinhos que ligavam municípios vizinhos à capital. Esta linha agora para no Terminal Capão Raso. De acordo com a gestora do transporte público curitibano, a estação tem tela nos dois lados, lacrada, para que ninguém entre. Usada no ano passado como “espelho” no teste de novos materiais, entre eles, de melhoria do conforto térmico, há projeto para que o tubo volte a funcionar em breve, para melhoria em outra linha da capital.

Leia mais sobre Centro

Sobre o autor

Paula Weidlich

(41) 9683-9504