Campo de Santana

Pobre pracinha

Escrito por Magaléa Mazziotti

A Praça Jardim Dom Bosco, também conhecida por  “Cancha da Pompeia” ou “Pompeinha” é um dos lugares favoritos da comunidade do Campo de Santana, mesmo sem receber a devida atenção do poder público. Um dos exemplos mais evidentes do abandono está no alambrado que exibe um enorme furo na tela de proteção bem na região atrás de uma dos gols do campo de futebol de areia. Ninguém sabe precisar quando estragou, mas o fato é que todo dia de jogo, representa risco para quem transita pelas ruas Fernando Rodrigues de Lima e Júlio Pereira Sobrinho, que formam a esquina onde está localizada a praça.

“Dia desses apareceu na ONG um motoqueiro machucado, porque a bola escapou e o acertou”, conta a presidente da ONG Rosa dos Ventos, Teresinha de Fatima Ribeiro Dias, cuja sede fica em frente à praça.

Jussara espera melhorias.
Jussara espera melhorias.
Nereide gostaria de uma academia.
Nereide gostaria de uma academia.

Mesmo com os riscos de receber uma bolada, para as companheiras de caminhada matinal Nereide da Trindade, 48 anos, e Jussara Kamaroski Barbosa, 44, a praça é o endereço das aspirações por uma academia ao ar livre mais perto. “Nós moramos no Rio Bonito, que também não tem os aparelhos e vamos diariamente até a praça que fica depois do posto de saúde, para exercitar os braços. Mas a esperança é que um dia eles instalem a academia aqui, aí dá para vir duas vezes por dia”, constata a auxiliar de enfermagem Nereide. “Junto à academia ao ar livre, também poderiam colocar uma pista ou uma calçada ao redor da praça e pelas ruas da região para que não precisássemos mais nos arriscar caminhando pela rua”, complementa Jussara.

Apesar da reivindicação da comunidade, não há dinheiro para instalar uma academia ao ar livre. Foto: Gerson Klaina

Apesar da reivindicação da comunidade, não há dinheiro para instalar uma academia ao ar livre. Foto: Gerson Klaina

 

Parquinho de gerações

Benvinda frequenta praça desde criança. Foto: Gerson Klaina
Benvinda frequenta praça desde criança. Foto: Gerson Klaina

A auxiliar de lavanderia Benvinda Machado Bueno, 38 anos, que desde os seis anos frequenta o espaço ocupado pela Praça Jardim Dom Bosco, tem no local o melhor endereço de diversão dela e do filho de um ano e dois meses. “Qualquer melhoria tornaria ainda melhor esse lugar, pois gostamos muito daqui”, admite. Ela conta que diariamente traz o seu filho para brincar no lugar em que passou toda a infância. “Ele me pede para vir aqui todo dia e não sai do escorregador”, conta.

Sem previsão pra academia

A Secretaria Municipal de Municipal de Meio Ambiente explicou que o Departamento de parques e Praças enviará uma equipe para realizar os devidos reparos no alambrado em abril. Já a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) explicou que não possui orçamento previsto para implantação de uma academia ao ar livre na Praça Jardim Dom Bosco. A orientação é que a comunidade deve entrar em contato com seu vereador para solicitar a implantação por meio de emenda ao orçamento.

A SMELJ reforça que neste 1º semestre serão implantadas 19 academias provenientes de emendas de 2014. No 2º semestre, serão implantadas mais 63, mas não há previsão de nenhuma para este local.

Leia mais sobre Campo de Santana

Sobre o autor

Magaléa Mazziotti

(41) 9683-9504