Boqueirão

Cores antipichação

Cerca de cem artistas foram convidados para participar de evento que transformou os muros de um centro de formação profissional no Boqueirão, no domingo de 18 de outubro. A pintura tradicional ­ que costuma ser alvo de vândalos ­ deu lugar aos mais diferentes desenhos e variadas cores, escolhidos pelos grafiteiros.

Essa foi a segunda edição do MasterPaint, evento organizado pelo empresário José Francisco Neto. O primeiro foi em abril deste ano, na Praça Jardinete Nicolau Pedro, e reuniu 40 artistas. “Nosso objetivo é colorir, tirar o cinza da cidade”, comenta. Ele conta que o projeto é apreciado pela comunidade. “As pessoas vêm com famílias, com crianças, que comentam ‘olha lá, pai, que legal’. Isso que é gratificante”.

Segundo José, o objetivo é fazer duas edições do MasterPaint por ano. Entre os convidados, estavam artistas de São Paulo e de outras cidades do Paraná. Carlos Leandro de Freitas, que há 15 anos grafita, veio de Ponta Grossa para participar do evento. “É uma iniciativa bem legal, porque incentiva o pessoal a fazer um trabalho decente, que embeleza o ambiente”, ressalta.

Rogério dos Santos Gonzaga, o Cemis, que também dava uma nova cara aos muros da Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, faz grafites há 18 anos. Ele costuma trabalhar com projetos sociais e participa de oficinas em que ensina as crianças a fazer os desenhos. Rogério aprovou a ideia do MasterPaint. “É uma forma de expressão. Curitiba tem vários artistas bons e é uma oportunidade de mostrar os trabalhos”, diz.

Leia mais sobre Boqueirão.

Sobre o autor

Leilane Benetta

(41) 9683-9504