Pudim de pão: uma doce lembrança do Sul dos Estados Unidos

pudim de pão

Em uma recente visita ao Sul dos Estados Unidos, mais precisamente ao Mississipi e à Louisianna, me deparei com uma doce lembrança: pudim de pão! É bem verdade que essa sobremesa, símbolo maior dos aproveitamento máximo na cozinha, tem versões pelo mundo afora. Mas, a versão norte-americana merece um capítulo à parte, especialmente por me fazer lembrar da infância: era uma das especialidades da minha mãe.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi a popularidade do doce por lá. O pudim de pão é encontrado em muitos menus de restaurantes e, curiosidades à parte, foi uma das iguarias preparadas nas duas aulas de gastronomia que tive na terra do Tio Sam: a primeira em Natchez, no Mississipi, e a segunda em New Orleans, na Louisianna. Aliás, no final do texto vou deixar o endereço das duas escolas, sempre uma ótima pedida pra quem gosta de uma autêntica viagem gastronômica.

Diferentemente do nosso pudim, feito em forma com furo no meio, o Bread Pudding é, digamos, bem raiz, feito no tabuleiro e servido em quadrados generosos, geralmente acompanhado por uma calda que varia conforme o cozinheiro. No entanto, a base do preparo é a mesma: pão amanhecido, leite, ovos e açúcar.

Leia mais: Manu Buffara ganha a tela da Globo

A vantagem desse modo de preparo é que dá para servir uma grande quantidade de uma só vez, o que torna uma receita ideal para aquele almoço em família, quando junta um monte de parente para celebrar o que quer que seja.

Aliás, no Sul dos Estados Unidos, o pudim de pão tem aquela pegada super afetiva, de partilha, de receita passada de geração a geração. Nas duas ocasiões em que provei a iguaria por lá, o compartilhamento da mesa, com aquela conversa que corre solta, se fez valer.

Na primeira, estávamos em Natchez, sob a tutela da Rachel Obermeier, e fomos recebidos – eu e os colegas jornalistas Dominique Marché, David Breeker e Camilla Rocca – pela chef Jarita King, da Natchez Heritage School of Cooking. A versão a foi a clássica, sem adicionais.

Pudim de Pão da chef Jarita King. Foto: Gisele Rech

Depois, na New Orleans School of Cooking, o chef Eric Perkins ensinou uma versão que leva chocolate branco e é servida com uma calda de rum. Aliás, ele reforçou que o ingrediente extra pode ser o que a imaginação mandar: outros tipos de chocolates, frutas cristalizadas e o que mais surgir de ideia. A base da receita, a gente ensina agora!

Chef Eric Perkins, da New Orleans School of Cooking. Foto: Gisele Rech

Pudim de Pão e chocolate branco
Chef Eric – New Orleans School of Cooking

Ingredientes

3 copos de leite
3 ovos
1 colher de chá de baunilha
1 copo de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga
6 copos de pão francês em cubos
3/4 copos de chocolate branco picado
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de noz moscada

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 350 graus. Em uma vasilha, adicione o leite, os ovos, a baunilha, o açúcar e a manteiga. Mexa até deixar uniforme.
Acrescente os pedaços de pão à mistura e mexa delicadamente, para que os fragmentos de pão absorvam os demais ingredientes, por cerca de 10 minutos.
Delicadamente, acrescente o chocolate branco picado, a canela e a noz moscada.
Coloque em uma assadeira grande untada e leve ao forno por 30 a 45 minutos ou até que a parte de cima esteja dourada;
Sirva com Hard Sauce, um tipo de calda que ensinamos a seguir.

Hard Sauce

Ingredientes:

8 colheres (sopa) de manteiga
1 1/2 açúcar de confeiteiro
2 gemas de ovos
1/2 copo de rum

Preparo:

Aqueça a manteiga e o açúcar até que os ingredientes se incorporem;
Remova do fogo e misture as gemas;
Adicione o rum aos poucos, mexendo sempre, até engrossar;
Desligue o fogo e sirva morno sobre o pudim.

Rendimento: de 15 a 18 porções

***

Escolas de culinária no Sul dos Estados Unidos

Natchez Heritage School of Cooking
408 N Doctor M.L.K Jr. Street, Natchez, Mississipi, EUA
+1 601-807-10008

New Orleans School of Cooking
524 Saint Louis Street, New Orleans, Louisianna, EUA
www.nosoc.com

*Gisele Rech viajou a convite da Travel South USA

***

Conheça o meu perfil no Instagram (@giselerech). Lá tem muito mais informações, fotos e vídeos sobre as minhas Viagens Gastronômicas. Espero você por lá!

Se preferir, você pode mandar um e-mail para contato@viagemgastronomica.com


Voltar ao topo