Confira dicas da Claudia Silvano para se dar bem na Black Friday 2020

Claudia Silvano, Diretora do Procon-PR, dá dicas para aproveitar a Black Friday
Claudia Silvano, Diretora do Procon-PR, dá dicas para aproveitar a Black Friday. Foto: Reprodução

Não, você não leu errado! Se você quer se dar bem na Black Friday 2020, chega mais que a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, vai te dar algumas dicas de como garantir uma boa compra e não ficar no prejuízo! Na próxima sexta-feira (27), o Brasil inteiro vai parar para aproveitar as grandes ofertas e descontos da Black Friday. Esta é uma grande oportunidade para que os consumidores possam comprar aqueles produtos que tanto almejam.

VEJA TAMBÉM: Como surgiu a black friday

Com mais de 20 anos de experiência em direito do consumidor, a advogada Claudia Silvano utiliza uma linguagem simples e objetiva para trazer dicas e orientações práticas sobre assuntos do cotidiano da população. Com os temas abordados nas colunas, ela pretende que os consumidores passem a exigir mais seus direitos, já que muitos não conhecem detalhes do assunto e acabam prejudicados por falta de informação. Silvano, trabalha desde 1991 no Procon-PR, onde passou por todos os departamentos e atualmente ocupa o cargo de coordenadora. Especialista em Direito Civil Empresarial, Claudia também atua como professora na área.

Confira algumas dicas da Claudia Silvano para você não cair em golpes e fazer boas compras.

Você realmente precisa comprar?

1- Todo o cuidado na hora de comprar é pouco, mas antes disso, você precisa refletir se precisa comprar esse produto nesse momento. Avalie se realmente é necessário.

Evite financiar ou usar cartão de crédito!

2- Outro cuidado é: eu posso comprar? Eu tenho dinheiro para pagar sem precisar usar o cartão de crédito ou financiar? É melhor correr dos juros. Esses são cuidados que o consumidor precisa ter. Pesquise preços não somente na internet, mas também em lojas físicas comparando os preços, condições de pagamento ou outras vantagens que possa obter.

+ Confira ofertas antecipadas da Black Friday 2020

Cuidado com o golpe!

4- Além dessas dicas, o consumidor deve tomar muito cuidado com sites falsos, links enviados pelo celular, redes sociais, WhatsApp ou e-mail. Precisa tomar cuidado, porque normalmente o pagamento desses sites falsos se dá por boleto e reaver esse dinheiro é quase impossível. Viu o preço do produto? Digite o nome da empresa em seu navegador ao invés de clicar diretamente no link, evitando assim cair num site fraudulento. Isso pode evitar de levar algum tipo de prejuízo.

Atenção: criminosos aproveitam a Black Friday para criar sites que simulam as páginas oficiais das grandes lojas e, assim, roubar dados bancários. O ideal é que a barra de endereço comece com https (protocolo de segurança) ou exiba um cadeado. Outra prática fraudulenta, conhecida como phishing, é o envio de e-mails falsos que também colocam informações confidenciais em risco. Remetentes estranhos e erros de ortografia podem indicar a tentativa de golpe.

A Black Friday começa no dia 27 de novembro, mas você também pode começar a comprar antes. Geralmente, as lojas já começam com ofertas antecipadas pelo menos uma semana antes de começar o evento. As melhores promoções costumam ser encontradas nos sites de maior porte. Tire um tempinho para realizar o cadastro nos sites participantes, isso economizará tempo e pode evitar de você perder de comprar o seu produto. Você ainda pode aproveitar para antecipar suas compras de natal, já que muitas lojas oferecem descontos com até 70%.

Depois da Black Friday, você ainda pode ficar de olho na Cyber Monday, que é a segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças. Neste ano, será no dia 30 de novembro.

Veja sugestões de presente para namorado e presente para namorada

Se durante suas buscas por promoções, você se deparar com ofertas enganosas, entre em contato com os sites de defesa do consumidor, como Procon e ReclameAQUI. Este último tem uma aba voltada especialmente para a data, em que os consumidores podem relatar problemas.