Estamos unidos contra a corrupção

O ano que estamos vivendo tem tudo pra marcar o início de grandes mudanças. Inegável que as turbulências parecem não ter fim. Tratamos semana passada da ousadia patológica que acomete nossos personagens da vida pública. A novela da tentativa de soltura do ex-presidente Lula é outro exemplo negativo. Mas é em ambientes assim que surgem as maiores oportunidades de mudança. E um novo pacote de medidas contra a corrupção está no ar pra motivar os cidadãos de bem.

O site é este: www.unidoscontraacorrupcao.org.br. Trata-se de uma coalizão de instituições e movimentos apartidários, entre elas Contas Abertas, Instituto Cidade Democrática, Instituto Ethos, Observatório Social do Brasil e Transparência Internacional – Brasil.

A pretensão é grande. Eles convidam a nação a participar da defesa do “maior pacote anticorrupção do mundo”. Ou seja: a injeção de “benzetacil“ que o Brasil precisa.

Ideia

Um conjunto de 70 iniciativas, incluindo projetos de lei, propostas de emenda constitucional e resoluções. Uma estratégia clara de combate pra vencer uma doença sistêmica. Esse documento é resultado de um trabalho que contou com ajuda de 373 instituições brasileiras, além de consulta pública online.

E tudo foi disponibilizado antes dos registros oficiais de candidaturas e do processo eleitoral, pra que todos os candidatos possam conhecer e se comprometer antes e depois das eleições. Pra que você possa escolher melhor. Afinal de contas, insistimos, sua melhor arma nessa hora é o voto.

O foco é o Congresso Nacional, onde as leis nascem. Ao longo da campanha a plataforma irá manter online perfis de todos os candidatos (as) à Câmara e ao Senado, destacando quais atentem a três critérios básicos: passado limpo, compromisso com a democracia e comprometimento com as “Novas Medidas contra a Corrupção”.

Parece elementar demais, e é. O pacto deve ser formal. Dos candidatos com essa postura; e dos eleitores com o voto. Eleger um Congresso plural, compromissado com o interesse genuinamente público e republicano, e a luta contra a corrupção, é essencial pra que em 2019 seja possível semear essas 70 propostas. Diminuindo o risco de ver o remédio sendo jogado no lixo, como fizeram com as “Dez Medidas contra a Corrupção”. Lembra?

Portanto, acesse www.unidoscontraacorrupção.org.br. Conheça os detalhes, assine, divulgue, mobilize. Nós estamos juntos nessa.