Editorial! Ratinho e um compromisso de milhões

Ratinho Júnior tem mais de 3 milhões de motivos pra fazer um bom governo. Pra ser exato, 3.210.712. É este o número de votos que ele recebeu pra vencer, de maneira acachapante, ainda no primeiro turno, a eleição. Pra se ter uma ideia, a segunda colocada e atual governadora, Cida Borghetti, fez pouco mais de 800 mil.

Quando assumir a caneta no Palácio Iguaçu, Carlos Massa Jr. (é assim que ele gostaria de ficar conhecido a partir de agora) terá 37 anos e 8 meses. Mais velho apenas que Paulo Pimentel, que segue sendo o mais jovem a governar o Paraná. Foi eleito aos 36 e tomou posse com exatos 37 anos e 5 meses.

O desafio é bastante grande. Um orçamento de R$ 57,4 bilhões com pouquíssimo espaço disponível para investimentos. Muitos necessários, numa época de escassez de recursos e confiança diminuta na classe política.

Uma das suas principais promessas constitui-se num enorme necessidade: diminuir o tamanho do estado. Ele ainda não deixou claro, mas pretende fundir secretarias. Seguramente, algumas servem apenas para atender a indicações políticas e garantir privilégios. O ideal é que ele faça isso com visão empresarial. Tocar o estado com visão de futuro. Nomear diretores e não secretários. Profissionais e não políticos.

As pastas com viés de planejamento, neste cenário, serão de suma importância. É imperioso que o Paraná seja pensado com visão de futuro. Não de uma ou duas gestões. A luneta tem que mirar em três décadas.

Com os atuais grupos políticos dizimados, Ratinho tem a oportunidade de mostrar que é diferente. Aliás, ele bateu no peito durante a campanha dizendo que verdadeiramente é. Os arranjos, ou não, na composição da sua equipe oficial vão demonstrar se ele terá forças pra não se vender na hora de aprovar um projeto.

Um ajuste fiscal que desonere a produção e o bolso dos cidadãos também será muito bem vindo. Desde que se confirme a diminuição do peso do estado, e as despesas que ele gera, há sim espaço para isso.

A confiança da população é grande. 60% dos paranaenses digitaram 55 nas urnas. Senhor Carlos Massa Júnior, esperamos que respeite cada um desses cidadãos. Estamos de olho.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Voltar ao topo