Eleições

Vitória no 1º turno consolida Ratinho Jr. como a grande força política da nova geração

Foto: Hamilton Bruschz / Tribuna do Paraná

Uma vitória arrebatadora no 1º turno. Embora os números das pesquisas eleitorais apontassem uma vantagem relativamente tranquila para o deputado estadual Ratinho Jr. (PSD) sobre a atual governadora Cida Borghetti (PP), o resultado pode ser encarado como uma surpresa. Ao alcançar 60% dos votos, Ratinho Jr. se consolida como a grande força política do estado

A história

Carlos Roberto Massa Júnior, 37 anos, mais conhecido como “Ratinho Júnior”, entrou na política em 2002, quando tinha apenas 21 anos, e foi eleito deputado estadual. De lá para cá, já foi duas vezes deputado federal e mais uma vez deputado estadual, quando foi eleito, em 2014, com 300 mil votos. Mas licenciou-se do cargo para atuar como Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná (Sedu), na gestão Beto Richa/Cida Borghetti. Aliás, ele já foi secretário desta mesma pasta por duas vezes. Para cargos no executivo ele já se candidatou a prefeito e agora a governador.

O filho do apresentador Ratinho, do SBT, é nascido em Jandaia do Sul, município do norte do Paraná, a 387 quilômetros de Curitiba. Além de político, atua como empresário e administrador de empresas (pois é diretor do grupo Massa, holding da família Massa que agrega vários setores como agronegócio, produção de alimentos, comunicação, saúde, entretenimento e turismo), além de ser comunicador, pois trabalhou em várias emissoras de rádio e TV.

O jovem político é casado e tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto. Formou-se em Marketing e Propaganda na Faculdade Internacional de Curitiba, fez pós graduação em Direito de Estado pela PUC de Brasília e especializações em Administração Tributária, Reforma Fiscal e Sociedade pela Universidade Complutense, em Madri (Espanha).

Na vida política, já passou por quatro partidos em sua trajetória. Começou com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Social Cristão (PSC) e, por último, o Partido Social Democrático (PSD), com o qual entrou neste último pleito para governador. Entre seus cargos de deputado e atuação na Sedu, Ratino diz que aprovou 102 projetos de lei, conseguiu 1,7 bilhões em investimentos e realizou mais de 3 mil obras.

Agora, como candidato a governador, veja quais foram as principais propostas apresentadas por Ratinho Júnior, durante a campanha:

Enxugar a máquina

O candidato prometeu começar a gestão enxugando a máquina pública, ou seja, cortando cargos desnecessários, devolvendo prédios alugados sem necessidade e cortando mordomias destinadas ao governador, como avião, ilha e chácara exclusivos. Mas o ponto mais polêmico disto, que ele falou muito nos debates televisivos, é a eliminação de 14 secretarias de estado, sem explicar exatamente quais são elas.

Redução de impostos

Ratinho promete reduzir impostos de 90 mil bens de consumo, simplificar a abertura e fiscalização de empresas e ampliar o regime de tributação especial de e-commerce.

Compliance

Vários candidatos falaram sobre o compliance e prometeram implantá-lo em seus governos. O compliance nada mais é, explicando de forma simplificada, que agir em conformidade com normas e leis para tornar a gestão mais transparente e longe da corrupção.

Segurança energética

Toda a população depende da energia elétrica para viver e ter conforto. Ratinho prometeu modernizar a rede de distribuição de energia e investir em fontes renováveis, como a energia solar, eólica, biogás, hidráulica e biomassa.

Educação

As promessas são: aumentar as refeições nas escolas (e isso ele frisou no último debate televisivo), levar uniformes para todos os alunos, promover intercâmbios internacionais, ampliar cursos técnicos agrícolas, ampliar e construir mais colégios da Polícia Militar, praticar a educação inclusiva, capacitação de professores, aprimorar a especialização e pesquisas nas universidades, entre outras propostas.

Saúde

Um dos pontos mais falados por Ratinho na campanha é a ampliação do atendimento de médicos especialistas, visto que os pacientes esperam muito tempo para conseguir consulta com um especialista.

Segurança Pública

Ele promete primeiro “consertar o básico”, como não deixar faltar combustível e manutenção às viaturas, nem coletes e armas aos policiais. Feito isso, ele promete aparelhar as polícias com tecnologia de ponta, para se tornar uma polícia mais ágil e eficiente.

Mulheres

O tema mulheres foi muito debatido por vários candidatos neste último pleito. De Ratinho, a proposta é melhorar e ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência, além de criar o Banco da Mulher, que cede crédito especial às mulheres empreendedoras.

Idosos

Ratinho pretende melhorias aos idosos em todos os âmbitos: inclusão social, transportes, serviços de saúde e qualidade de vida. Também quer criar os Centros de Convivência, espécies de creches para cuidados e sociabilização dos idosos.

Agricultura

Ele falou muito na campanha da agricultura 4.0, ou seja, mais industrializada, moderna e tecnológica e disse que vai investir mais nisto, para que o setor gere mais empregos e potencialize a produtividade. Falou também no Banco do Agricultor, para impulsionar o setor. Ainda falou em melhorias nas estradas e ampliação da Ferroeste, para escoar a produção via férrea. Ainda garantiu aumentar de 55% para 75% a participação da agricultura familiar na merenda escolar.