Bandidos, deixem as bicicletas amarelas em paz

Achado não é roubado, quem perdeu é relaxado! O ditado popular, quase que brincadeira de criança, em rodas de cantigas, na vida adulta merece um devido complemento legal. Quem perde pode até ser relaxado, mas cuidado! Aquele que acha e não devolve pode ser um criminoso. Fácil de entender, né?

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

O ato de “achar” coisas por aí é crime, listado no Código Penal. Apropriação indébita, artigo 169. “Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza: pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Pois a marginalidade curitibana está “brincando” de achar bicicletas amarelas pela nossa capital, colocando em risco um belo serviço lançado pela startup Yellow. Uma ideia sensacional, de primeiro mundo, que disponibiliza bicicletas pela cidade, dentro de um raio pré-determinado.

As pessoas podem pegar numa esquina e largar alguns quarteirões à frente, após se servirem do meio de transporte. Cadastro e pagamento via aplicativo. Tudo rastreado por GPS, com sistema de travas e monitoramento. Apenas 1 real a cada dez minutos de uso.

Há alguns dias, portanto, é possível cruzar com bikes amarelas por aí. Em qualquer lugar. Basta entrar no APP, pra eles saberem quem está usando e debitarem a tarifa de uso, montar na magrela e sair pedalando. Ao chegar no destino é só deixar ela estacionada, à disposição de outro usuário… que tenha o cadastro no aplicativo, que pague e siga as regras de uso.

Lição

No mundo real, com regras legais e morais, aquilo que você encontra não é seu. É de alguém que perdeu. Tem dono. Se não puder ajudar a devolver, o melhor que pode fazer é deixar no lugar, até que o proprietário volte pra buscar. Em países culturalmente desenvolvidos é assim que acontece.

O sucesso dessa startup depende da honestidade das pessoas. E da ajuda dos cidadãos de bem, que podem denunciar quando presenciarem algum furto ou localizarem uma amarelinha furtada. Quem sabe um dia seja você a cruzar com uma bicicleta de aluguel numa calçada, que o ajude a chegar com mais rapidez e conforto a algum ponto da cidade.

Educação é tudo, gente!

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!