enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Tribuna do Paraná

Opinião

Tribuna do Paraná

Opinião da Tribuna sobre assuntos do cotidiano

Bandidos, deixem as bicicletas amarelas em paz

  • Por Opinião

Achado não é roubado, quem perdeu é relaxado! O ditado popular, quase que brincadeira de criança, em rodas de cantigas, na vida adulta merece um devido complemento legal. Quem perde pode até ser relaxado, mas cuidado! Aquele que acha e não devolve pode ser um criminoso. Fácil de entender, né?

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

O ato de “achar” coisas por aí é crime, listado no Código Penal. Apropriação indébita, artigo 169. “Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza: pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Pois a marginalidade curitibana está “brincando” de achar bicicletas amarelas pela nossa capital, colocando em risco um belo serviço lançado pela startup Yellow. Uma ideia sensacional, de primeiro mundo, que disponibiliza bicicletas pela cidade, dentro de um raio pré-determinado.

As pessoas podem pegar numa esquina e largar alguns quarteirões à frente, após se servirem do meio de transporte. Cadastro e pagamento via aplicativo. Tudo rastreado por GPS, com sistema de travas e monitoramento. Apenas 1 real a cada dez minutos de uso.

Há alguns dias, portanto, é possível cruzar com bikes amarelas por aí. Em qualquer lugar. Basta entrar no APP, pra eles saberem quem está usando e debitarem a tarifa de uso, montar na magrela e sair pedalando. Ao chegar no destino é só deixar ela estacionada, à disposição de outro usuário… que tenha o cadastro no aplicativo, que pague e siga as regras de uso.

Lição

No mundo real, com regras legais e morais, aquilo que você encontra não é seu. É de alguém que perdeu. Tem dono. Se não puder ajudar a devolver, o melhor que pode fazer é deixar no lugar, até que o proprietário volte pra buscar. Em países culturalmente desenvolvidos é assim que acontece.

O sucesso dessa startup depende da honestidade das pessoas. E da ajuda dos cidadãos de bem, que podem denunciar quando presenciarem algum furto ou localizarem uma amarelinha furtada. Quem sabe um dia seja você a cruzar com uma bicicleta de aluguel numa calçada, que o ajude a chegar com mais rapidez e conforto a algum ponto da cidade.

Educação é tudo, gente!

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

15 Comentários em "Bandidos, deixem as bicicletas amarelas em paz"


daniel remer
daniel remer
20 dias 3 horas atrás

antes a bicicleta do que eu….vcs deve pedir proteção ao cidadao….e.não.ao grupo privado….vergonha….editor fraco

Fer  Nanda
Fer Nanda
20 dias 4 horas atrás

Parabéns Tribuna, ótima matéria! Achei essa iniciativa tão perfeita, mas sinceramente temo que acabe por conta da péssima educação de nosso povo. Temos muito o que evoluir…

COXA 1909
COXA 1909
20 dias 11 horas atrás

não são ladroes, são esquerdistas com aversão ao capitalismo..

Tiago Ribas
Tiago Ribas
20 dias 12 horas atrás

Mas fiquem tranquilo, Curitiba é a capital européia com povo educado, emprego sobrando na Audi e Renault, capital ecológica e o melhor sistema de transporte no mundo kkkkkkk

Julio Cesar
Julio Cesar
20 dias 12 horas atrás

Realmente já fomos bons. Foi justamente esta propaganda que acabou com tudo.

Mário
Mário
20 dias 1 hora atrás

Era bom quando só tinha descendentes dos imigrantes que fundaram o estado , como polacos , alemães , italianos , japoneses , árabes etc .. depois o lixo que habitava Rio ,sp, norte e Nordeste resolveu tentar a vida com o “ sonho curitibano “ , aí acabou o estado

Carlos F
Carlos F
20 dias 11 horas atrás

Verdade.

Flavio Steiner
Flavio Steiner
20 dias 12 horas atrás

Vi na Alemanha essas bicicletas. O pessoal deixa num local, que pode ser numa rua escura, num local de pouco movimento, à noite. E sabe o que acontece no dia seguinte? Ela está lá, inteira, para que outro usuário possa utilizá-la. Estou falando de um país habitado por gente, claro…

João Silva
João Silva
20 dias 12 horas atrás

Nos países civilizados, se alguém mexer num bem que não lhe pertence, toma uma longa prisão pelas fuças, então a coisa funciona. Aqui na bananolândia a coisa é diferente, os noiados dizem que “acharam” a bike na rua e resolveram levar prá casa… Acontece um flagrante e no dia seguinte o malaco está na rua!

Pabllo Vittar
Pabllo Vittar
20 dias 13 horas atrás

Isso é coisa de noiado que rouba tudo que ver pela frente pra trocar pela maldita pedra… tinha que trancar num galpão e dar pedra a vontade, só sai levado pelo IML

Carlos Gomes
Carlos Gomes
20 dias 13 horas atrás

Seria interessante o jornal acompanhar a questão dos roubos das bikes, pois no primeiro dia foram 4 e recuperaram 2 em seguida, depois não atualizam se recuperaram as outras ou se roubaram mais (o que certamente deve ter acontecido)

Carlos Gomes
Carlos Gomes
20 dias 13 horas atrás

Passei pelo centro fim de semana e é bem estranho ver as “amarelinhas largadas” pelas ruas (principalmente alí perto da rodoviária), espero q o serviço vingue e se expanda pela cidade, algo bacana, tá num caminho vê uma bike e precisa se apressar umas quadras é uma mão na roda.

Solon da Silva Brasileiro
Solon da Silva Brasileiro
20 dias 14 horas atrás

Mas Curitiba não é uma cidade européia?
Aquele senhor que tanto comandou o estado e a prefeitura implantou essa mentalidade nos habitantes.
Que faça funcionar então!
E a imprensa sempre divulgando e mostrando como coisa que fosse verdade.

COXA 1909
COXA 1909
20 dias 11 horas atrás

tanto é uma otima cidade que vc veio morar aqui, até então era uma cidade perfeita sem a metade dos imigrantes de hoje.. vai tira sarro da sua cidade que não tem estrutura nenhuma..

Dan Martins
Dan Martins
20 dias 14 horas atrás

Mas não é verdade?

wpDiscuz

Últimas dos blogs

Diogo Souza

Direto do Octógono

Diogo Souza

Notícias sobre o mundo da luta. Tudo sobre artes marciais, MMA, UFC e outros campeonatos e eventos.

·

Renan Barão toma nocaute brutal no UFC Phoenix. Veja!

Fotógrafos da Tribuna

Tribuna em foco

Fotógrafos da Tribuna

Apresentamos para você um olhar diferente sobre a construção da notícia e os bastidores de uma equipe de reportagem.

·

ARCO-ÍRIS

Novelas

Resumo das novelas

Novelas

Saiba antes o que vai ao ar nas principais novelas

·

Resumo de As Aventuras de Poliana - 18/02: Luca observa Mirela dançando e fica admirado

Últimas Notícias

Mais comentadas