Quer estudar cinema de graça? Professores e profissionais da área criam vídeoaulas no Youtube

Dicionário do Cinema ensina de graça como é fazer filme. Foto ilustrativa: Adobe Stock

Você sempre teve a curiosidade de saber como se faz um filme? De entender qual é o papel do diretor? E do assistente de direção? O que faz um produtor? Como escolher o elenco? Foi pensando em responder essas e outras perguntas que professores, estudantes e profissionais da área do cinema do Paraná que criaram o canal no Youtube “Dicionário de Cinema”.

Com linguagem acessível e aberta para toda a comunidade, o canal, que já está indo para segunda temporada, reúne conceitos fundamentais de história, teoria e crítica cinematográfica, como também abordagem sobre a função de cada profissional na área.

VEJA MAIS: Onde assistir aos filmes ganhadores do Oscar 2024

“A proposta é servir de conteúdo didático cultural para professores de cinema e/ou artes, profissionais da área e interessados em audiovisual”, detalha o coordenador geral do projeto, o professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) Alexandre Rafael Garcia.

As vídeoaulas são dividias por temas específicos e possuem no máximo nove minutos de duração.

CONFIRA TAMBÉM: Shopping em Curitiba inaugura atração com dinossauros e super piscina de bolinhas

Lançado em 2021, a primeira temporada possui sete vídeos-ensaios como os seguintes temas: “Plano”, “Diegese”, “Mise en scène”, “Raccord”, “Transparência”, “Opacidade” e “Estilo”. Uma terceira temporada está em fase de produção, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2024.

As aulas ja estão disponíveis no canal do Youtube.

Voltar ao topo