O Paraná fez história no último fim de semana no Cine PE, um dos festivais mais tradicionais do país, que aconteceu em Recife, capital de Pernambuco. O nosso Estado contou com duas produções na mostra principal na edição deste ano. “Casa Izabel”, filme de Gil Baroni, e “Aldeia Natal”, documentário de Guto Pasko. Juntos, levaram sete de 12 prêmios da mostra competitiva de longas-metragens, entre eles o de Melhor Filme e roteiro.

continua após a publicidade

“Casa Izabel” é um filme dramático estrelado pelo ator curitibano Luís Melo, o Batista do “O Cravo e a Rosa”. A direção é de Gil Baroni, mesmo diretor de “Alice Júnior”, e o roteiro é assinado por Luiz Bertazzo, que, além de escritor, é conhecido por atuar na série Netflix “Irmandade”.

VEJA TAMBÉM: Conheça o filme espírita gravado em Curitiba

O longa é sobre um retiro de crossdressers – pessoas que vestem com roupas e adereços associados ao gênero oposto – na época da ditadura militar no Brasil. A trama traz reflexões sobre machismo, racismo estrutural e outras violências que estão presentes até o momento atual no país. A história é inspirada livremente na obra de Michel Hurst e Robert Swope intitulada “Casa Susanna”.

Ator Luís Melo está no elenco de “Casa Izabel”. Foto: Divulgação
continua após a publicidade

Filmado em um hotel-fazenda de São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba, a produção conta com grande parte da equipe formada por profissionais curitibanos.

Só ele, conseguiu vencer em cinco categorias: melhor filme, trilha sonora, para Jean Gabriel e Fabio Perez, direção de arte, para Laís Melo, e prêmios coletivos para “melhor ator” e “melhor ator coadjuvante”. É a primeira vez que o festival premia coletivamente nestas categorias.

continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM: Filme que fez ator engordar 200 kg estreia em fevereiro

Já “Aldeia Natal”, é um documentário sobre a família de Guto Pasko, diretor do filme. O cineasta nasceu e viveu até aos 11 anos na colônia ucraniana de Prudentópolis, cidade do interior do Paraná. Depois de 30 anos, ele retorna ao local para recuperar sua conexão com seus antepassados que vieram da Ucrânia.

Filme “Aldeia Natal” teve filmagens na Ucrânia antes da guerra e da pandemia da covid-19. Foto: Divulgação

Além da cidade paranaense, o filme também teve filmagens em cidades da Ucrânia. As gravações aconteceram antes da Pandemia da covid-19 e da invasão russa.

O documentário conquistou dois prêmios. De melhor roteiro para Guto Pasko e melhor montagem para Lucas Cesario Pereira.

Estreias em Curitiba

“Aldeia Natal” está previsto para estrear nos cinemas da capital paranaense no primeiro semestre de 2023 e, “Casa Izabel”, no segundo semestre.

Web stories