Novo 'Dolittle' tem importante lição de moral

Dolittle. Foto: Divulgação/Universal Pictures

Remakes e novas versões são algumas apostas do cinema para reconquistar ou conquistar novos públicos. Foi o que aconteceu com O Grito, lançado na semana passada e O Rei Leão com sua versão hiper-realista. Mas isso não é uma novidade dos últimos anos, Scarface de 1983 é uma refilmagem de1932, até mesmo Nasce uma Estrela, estrelado por Lady Gaga e Bradley Cooper é já a quarta versão de uma produção original também filmada em 1932.

Hoje estreia nos cinemas Dolittle, sem o Dr. no nome e nem Eddie Murphy no elenco. A comédia dos anos 90 vem totalmente reformulada e se passa na era vitoriana, século XIX. O ator que dá vida ao cientista é Robert Downey Jr, famoso por interpretar o Homem de Ferro.

Cena do filme Dolittle. Foto: Divulgação/Universal Pictures

A trama mostra a exclusão de John Dolittle da sociedade após perder sua esposa, uma famosa veterinária da Inglaterra. Mas quando a jovem rainha adoece gravemente, Dolittle é forçado a embarcar uma aventura à procura de uma cura.

Dirigido por Stephen Gaghan, conhecido por dirigir Syriana – A Indústria do Petróleo, o cineasta embarca pela primeira vez em uma produção de pura magia e aventura para a criançada, porém, há muito o que se aprender. Gaghan entrega um filme aparentemente pacato, sem grandes surpresas, em um roteiro simplório e previsível.

Robert Downey Jr e Antonio Banderas em Dolittle. Foto: Divulgação/Universal Pictures

Robert Downey Jr. se diverte ao interpretar o protagonista, mas não inova. Seu papel é simplesmente o lado cômico Tony Stark. Diferente de Antonio Banderas que dá vida ao pai da amada falecida de Dolittle e que está irreconhecível no filme. Mas a diversão está garantida com Rami Malek, Marion Cotillard, Octavia Spencer e a cantora Selena Gomez, alguns dos astros que emprestam a voz para o elenco animal.

Dolittle é aquele tipo de filme para ver com a família toda. A nova versão mistura as aventuras de Piratas do Caribe com a magia de As Crônicas de Nárnia. Para quem curte uma história mística e cheio de ação, é a boa da vez. Realmente não é um longa que leva a grandes reflexões, de fato. Mas sua mensagem é bem clara: a esperança nunca morre.

Avaliação: ⭐⭐⭐
Pra quem gosta: aventura, fantasia
Pra assistir: amigos, crush, família e sozinho
Filmes/Séries semelhantes: Aladdin,  Fantástica Fábrica de Chocolate e Jumanji: Bem Vindo à Selva.