Faltam menos de quinze dias para 2020 nos deixar. Sem dúvida, este é um ano do qual todos vão se lembrar para a vida toda. Estiagem no Paraná, aumento do desmatamento da Floresta Amazônica, crise política e, claro, a pandemia do novo coronavírus são alguns dos principais fatos que ocuparam os noticiários e impactaram o dia a dia das pessoas, no último ano da década 2010.

continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM: Novo filme da Disney moderniza o “felizes para sempre”

Em 2020, uma das indústrias mais afetadas foi a cinematográfica. E com o fechamento das salas de cinemas e paralisação de produção, tivemos que nos adaptar. O blog Não é Spoiler também funcionou diferente neste ano. Graças aos streamings, ainda contamos sobre estreias de filmes ao longo do ano. E até os festivais tradicionais embarcaram na internet e lançaram edições on-line, por meio de parcerias com algumas plataformas de vídeo.

Então, para fechar o ano com chave de ouro (e antes de divulgar a lista com os melhores filmes do ano), vamos primeiro destacar os longas-metragens que estrearam este ano e não tiveram grande destaque, mas que merecem sua atenção.

“Tropa Zero”

Cena do filme “Tropa Zero”. Foto: Divulgação/Amazon Prime Video
continua após a publicidade

Estrelado por Viola Davis (How to get Away with Murder), “Tropa Zero” se passa na zona rural da Georgie em 1977, onde um grupo de crianças tenta vencer o concurso para aparecer na NASA. Disponível no Amazon Prime Video.

“A Despedida”

Cena do filme “A Despedida (The Farewell)”. Foto: Divulgação/A24

O filme mostra a reunião de uma família após descobrirem que a matriarca tem algumas semanas de vida e precisam revelar o estado de saúde à ela. Eles decidem realizar um casamento às pressas para reunir todos parentes distantes sem contar o que está acontecendo de verdade. Disponível no Telecine Play.

“O Chalé”

Cena do filme “O Chalé”. Foto: Divulgação
continua após a publicidade

Terror psicológico. “O Chalé” é sobre a viagem de uma jovem com seu futuro noivo e os dois filhos dele. Ao chegar no local, uma estranha nevasca começa a surgiu tornando o ambiente desesperador.

“Host”

Cena do filme “Host”. Foto: Divulgação

Considerado o melhor filme de terror de 2020. “Host” foi gravado durante a pandemia e é sobre uma reunião feita por videochamada entre amigos com uma sensitiva, que acaba se tornando uma assustadora sessão espírita.

“Um Animal Amarelo”

Cena do filme “Um Animal Amarelo”. Foto: Divulgação

Exibido em festivais brasileiros, o filme é uma releitura moderna sobre o descobrimento do Brasil. O longa é estrelado por Henri Capri, Thiago Lacerda e Sophie Charlotte.

“Você Não Estava Aqui”

Cena do filme “Você Não Estava Aqui”. Foto: Divulgação

Drama sensacional. “Você Não Estava Aqui” mostra a vida de um pai de família que perde o emprego e decide trabalhar informalmente. O longa reflete sobre a precarização do serviço e como a crise financeira afeta todos os membros da família. Disponível no Telecine Play

“Carlinhos e Carlão”

Cena do filme “Carlinhos e Carlão”. Foto: Divulgação

O filme brasileiro é uma comédia super divertida onde o protagonista é um homem de meia idade que de dia é heterossexual, mas a noite é gay. O longa mostra a batalha para conseguir conciliar suas duas metades. Disponível no Amazon Prime Video

“Pacarrete”

Cena do filme “Pacarrete”. Foto: Divulgação

Baseado em uma história real, “Pacarrete” é uma comédia dramática sobre uma senhora bailarina que vive uma pequena e pacata cidade do Ceará e que tem o sonho de se apresentar na festa de aniversário do município. No entanto, sua arte é esquecida pelos moradores da região.